Faixa Atual

Título

Artista


Nova gestão da Associação Rio-grandense de Imprensa na Serra Gaúcha é empossada

Escrito por em maio 4, 2022

A cerimônia de posse da nova diretoria da ARI, presidida por Vania Marta Espeiorin e Juliana Bevilaqua, ocorreu nesta terça-feira (3)

As jornalistas Vania Marta Espeiorin e Juliana Bevilaqua estarão à frente da seccional da Associação Rio-grandense de Imprensa na Serra gaúcha, como presidente e vice-presidente, respectivamente, e comandarão a entidade de 2022 a 2024. A diretora do Grupo Solaris de Comunicação, Maria Teresa Zanella Fortuna, faz parte do grupo de 36 profissionais voluntários do movimento, integrando a comissão Regional. A cerimônia de posse ocorreu na terça-feira (3), Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, no plenário da Câmara de Vereadores Caxias do Sul.

Em seu discurso como nova presidente, Vania Espeiorin acolheu o grupo, salientando a comunicação como um fio condutor de muitas ações, reflexões e decisões diárias, nos mais diversos segmentos. “Num tempo em que uma pandemia ainda marca presença no mundo, a informação tem sido vital. Precisamos de informação para viver, nos situar na história, no espaço e no tempo, para nos integrar. Nesse sentido, também tem sido fundamental o trabalho dos comunicadores, sejam eles jornalistas, radialistas, assessores de imprensa, relações públicas, fotógrafos, publicitários, profissionais do marketing, designers, gestores da área, entre tantos outros que dão sentido ao verbo comunicar. Cada um busca exercer com ética seu ofício, e a todos cumprimentamos, agradecemos e prestamos nosso reconhecimento”, pontuou.

Vania mencionou ainda a dificuldade que muitos profissionais têm de exercer a profissão citando números que apontam a falta de respeito semeada, muitas vezes, por pessoas que ocupam instâncias de poder. “Dados da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) apontam que, em 2021 – ano passado – houve recorde de agressões a jornalistas e a veículos de comunicação. Foram 430 casos, dois a mais que os 428 registrados em 2020. Precisamos combater e denunciar essa violência, assim como devemos combater e denunciar a avalanche de notícias falsas, as chamadas fake news, criadas diariamente para atender a determinados interesses”. 

Vania saudou Paulo Cancian (falecido em 2018) e Jussara Tonet Dini que fundaram a ARI Serra Gaúcha há 19 anos. Agradeceu os antecessores que estiveram na presidência e vice-presidência entre 2018 e 2021 e que continuam no grupo nesta Gestão: Andreia Fontana, gerente de jornalismo do Grupo RBS em Caxias, e Ricardo Dini, CEO da Dinâmica Conteúdo Inteligente e, por fim, ressaltou que é a união que faz a diferença em movimentos, como o da ARI, em favor de uma sociedade mais justa e melhor.

Confira os cargos da GESTÃO 2022-2024:

  • Assessoria da Presidência (ou Secretaria geral / Secretaria executiva): Alessandra Muraro, Lisiane Zago
  • Cultura: Adriana Silva, Beverli Rocha, Janaína Silva, Fabiano Finco, Valquiria Vita
  • Eventos: Lisete Oselame, Cristiane Postingher da Fonseca Zanette, Giovana Schmitt, Odinha Peregrina, Rogério Aver Pizzolato
  • Ensino: Adriana Antunes, Camila Cornutti, Eduardo Borile Júnior, Jacob Raul Hoffmann
  • Regional: Maicon Rech, Maria Teresa Zanella Fortuna, Rogério Portolan, Viviane Somacal
  • Digital: Julio Soares, Luciane Modena, Maurício Fischer Costa, Rafaela Daros
  • Inovação: Cleberson Portella, Lucas Guarnieri, Marta Guerra Sfreddo, Oli Paz, Alex Schneider e Ricardo Dini
  • Relações com a Comunidade e Institucionais: Andreia Fontana, Fabiana de Lucena, Juliano Flores
  • Política Ambiental e saúde: Rosa Ana Bisinella, Guilherme Fadanelli, Vera Damian

Sobre a presidente:
Vania Marta Espeiorin é graduada em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), tem 43 anos e trabalha na área da comunicação há mais de 23 anos. Mestre em Educação (UCS), também é formada em Pedagogia (UCS), licenciada em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/IFRS-Caxias, especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UCS) e especialista em Assessoria e Gestão da Comunicação (Facel). Desde 2014, é jornalista do quadro de servidores efetivos da Câmara Municipal de Vereadores Caxias do Sul.

Atualmente, Vania também é docente na Especialização em Alfabetização e Multiletramentos da UCS, no Curso de Auxiliar de Apoio Docente da Faculdade Murialdo (Famur) e na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA). Na pesquisa, participa de grupos que debatem e estudam sobre leitura, escrita, comunicação e educação. Tem experiência de 11 anos na reportagem em jornal impresso diário (Jornal Pioneiro, Zero Hora e Folha do Sul) e na plataforma online, com destaque a publicações nas editorias de política, economia e educação. De fevereiro de 2013 a junho de 2014, coordenou a Comunicação da Câmara Municipal de Caxias do Sul. De janeiro a julho de 2017, respondeu pela Secretaria de Governo e pela Coordenação de Comunicação da Prefeitura caxiense.

Natural de Campinas do Sul/RS, Vania viveu a infância e a adolescência em Entre Rios do Sul/RS e reside em Caxias desde 1996. É casada com Denilton Martins Silva, com quem tem uma bebezinha chamada Martina, de um ano e 10 meses. Filha dos agricultores Adelir Espeiorin (in memoriam) e Helena Mathiack Espeiorin, é irmã de Vagner Espeiorin e de André Luiz (in memoriam).

Sobre a vice-presidente:
Juliana Bevilaqua tem 36 anos e também é jornalista formada pela UCS, com especialização em Comunicação Digital. Atua na imprensa caxiense desde 2007. Está no Grupo RBS desde 2013 e, atualmente, é comunicadora na Rádio Gaúcha Serra e repórter no Jornal Pioneiro. Em 15 anos de profissão, recebeu diversos reconhecimentos nacionais e internacionais como o Prêmio Jornalismo de Investigação em HIV na América Latina e no Caribe para o Brasil, em 2017, e o Prêmio de Jornalismo Científico do Mercosul, em 2019. 

Participou de formações no Exterior promovidas por organizações como International Center For Journalists (ICFJ), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundação Gabriel García Márquez, Instituto Lincoln e Instituto Prensa y Sociedad (Ipys). Em 2017, selecionada pela Vital Strategies e Bloomberg, acompanhou a Conferência Mundial de Doenças Respiratórias, em Guadalajara, no México.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *