Faixa Atual

Título

Artista


No mês da mulher, Centro Cultural Padre Schio de Antônio Prado tem exposição virtual especial

Escrito por em março 19, 2021

“À História das Mulheres: Algumas dentre tantas fundamentais para Antônio Prado nos séculos XIX e XX”, tem curadoria de Stela Tondello Nardello

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em oito de março, e tendo todo o mês dedicado ao reconhecimento da importância e das conquistas desse público, o Centro Cultural Padre Schio de Antônio Prado está promovendo a exposição virtual “À história das mulheres: algumas dentre tantas fundamentais para Antônio Prado nos séculos XIX e XX”, com curadoria de Stela Tondello Nardello.

O objetivo da exposição é enaltecer algumas das mulheres que tiveram importante papel na história de Antônio Prado e servindo como inspiração para as gerações.

Na exposição, é possível ter acesso à um grande acervo histórico. Entre registros fotográficos e histórias, destaca-se a família Bochese, até hoje lembrada e sendo a Casa da Neni, um símbolo de Antônio Prado. A exposição traz a história desde Marianna Rigon Bocchese, avó paterna de Neni, passando por Maria Marin Bochese, mãe de Neni e chagando a própria Neni, proprietária da casa que hoje abriga o Museu e Centro Cultural.

A exposição apresenta ainda a primeira professora de Antônio Prado, Genoveva Denale, que abriu uma pequena escola particular para ministrar aulas de italiano, com livros recebidos da inspetoria da imigração.

Em sua pesquisa, Stela conta ainda a história das irmãs de São José, que chegaram à Antônio Prado oriundas da França e permanecendo, durante 106 anos, no auxílio de inúmeros setores da sociedade, como serviço pastoral, movimentos ecológicos, catequese, entre outros.

Em destaque ainda, as parteiras. Entre elas: Cesira Deluchi Barrueco, que atuou como auxiliar no Hospital Hosvaldo Hampe, onde permaneceu por mais de 50 anos.

A exposição traz não apenas a importância da mulher na história de Antônio Prado, mas também a variedade das atuações. Na área da cultura e história, não poderia ser diferente. Para preservar as conquistas do passado que geram a compreensão do presente e podem projetar o futuro, destaca-se também o trabalho de Innocência Bernardi, uma das responsáveis pela fundação do arquivo histórico do município e Centro Cultural Pe. Schio.

A exposição completa pode ser acompanhada pelo link https://museupadreschio.wixsite.com/antonioprado/exposi%C3%A7%C3%A3o-mulheres

Fonte: Prefeitura de Antônio Prado

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini com informações da Prefeitura Municipal de Antônio Prado


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *