Faixa Atual

Título

Artista


“Não somos contra a reforma, somos contra ao aumento de impostos”, diz presidente da Movergs sobre Reforma Tributária

Escrito por em outubro 22, 2020

Rogério Francio concedeu entrevista à Rádio Solaris 97.3 nesta quinta-feira (22)

Nesta quinta-feira (22), o presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), Rogério Francio, concedeu entrevista à Rádio Solaris 97.3 falando sobre a proposta de Reforma Tributária e a recuperação do setor moveleiro após a crise causada pela pandemia.

Conforme Rogério, a Movergs representa cerca de 2,5 mil empresas de móveis no estado e não é contra a reforma tributária, “somos contra ao aumento de impostos”, diz ele ao informar que a base de cálculo do ICMS, atualmente em 12%, pode ser majorada ao final do ano, subindo para 18%, o que faria o mercado de móveis gaúcho perder competitividade frente aos demais estados.

Rogério defende que as alíquotas do ICMS sejam mantidas em 12% e cita exemplos de outros estados onde o governo realizou ações para uma tributação que fosse favorável ao desenvolvimento das atividades.

“O setor moveleiro vem sofrendo com uma crise nos últimos cinco anos”, disse Francio. Caso as alíquotas forem majoradas para 18%, as empresas do setor de móveis perderiam cerca de 2% do faturamento, sendo cerca de 100 milhões a mais em impostos.

Recuperação das perdas

Em meio à pandemia, empresas do setor de móveis tiveram uma queda na média de 30% no Rio Grande do Sul mas, conforme Rogério, desde do mês de julho, o setor está em recuperação, porém “ainda há um longo caminho para trilhar”, complementa o presidente da Movergs.

Em julho houve um crescimento de 40% na produção em relação ao mês de junho. Porém, Rogério destaca que esses números ainda tem como base as grandes perdas dos meses de abril e maio.

Feiras

Em 2020, a principal feira do setor de móveis da América Latina, a Movelsul, realizada em Bento Gonçalves, foi suspensa. Para o próximo ano, Rogério destaca que “2021 será o ano da retomada”.

No mês de abril, entre os dias 26 e 29, ocorre a Fimma Brasil, em Bento Gonçalves. A Fimma é a quinta feira mais importante do setor no mundo.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *