Faixa Atual

Título

Artista


Museu do FEB é arrombado na madrugada desta segunda-feira, em Caxias do Sul

Escrito por em novembro 23, 2020

Todos os objetos e armamentos furtados no Museu dos Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira já haviam sido desativados

O Museu dos Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial (FEB) foi arrombado na madrugada desta segunda-feira (23). Além dos furtos, os vândalos levaram do local toda a reserva técnica do local, ao qual continha morteiros, granadas, cápsulas de armamento leve, como fuzil, cápsula de tanque, réplicas de armamentos, e armamentos originais, todos desativados, além de produtos de limpeza, cafeteiras, micro-ondas, fiação elétrica e fotografias.

A Guarda Municipal esteve no local e o boletim de ocorrência já foi encaminhado pela direção do Museu junto à Polícia Civil. O diretor da Divisão de Museus esclareceu que as munições que foram furtadas estavam todas desativadas. Explicou ele: “Tudo o que foi furtado nesta madrugada no Museu da FEB tem um grande valor histórico, porém as munições e réplicas são todas antigas e desativadas, o que não configura risco à comunidade. Porém, o valor cultural é inestimável. Vamos, ao longo do dia, quantificar tudo o que foi retirado do Museu”.

O monitoramento no local é feito por alarmes e o pavimento onde estavam armazenados os itens não conta com sensor de movimento. Um servidor da Guarda Municipal será deslocado ao espaço no período da noite para reforçar a segurança. 


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *