Faixa Atual

Título

Artista


Município de Ipê desenvolve oficinas com famílias em situação de vulnerabilidade social

Escrito por em dezembro 4, 2019

Em novembro as famílias participaram da construção de uma horta comunitária

Desde 2017 a Administração Municipal de Ipê, através do CRAS, desenvolve diversas ações e oficinas para as famílias do município que estão em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é instrumentalizar estas famílias para superarem a condição vivenciada por elas. Atualmente em torno de 11 famílias participam dos encontros mensais.

Uma das oficinas oferecidas é a de segurança alimentar e nutricional, disponibilizada para as famílias que solicitam o benefício da cesta básica. O grupo já aprendeu sobre produção de pães, massas, bolos, grostolis, trufas, sabão em barra e sabão líquido. As oficinas são acompanhas também pela nutricionista do município, Aline Longo, e a extensionista da EMATER/ASCAR, Derliane Congo.

No encontro de novembro as famílias foram convidadas a construírem uma horta comunitária junto ao Seminário Seráfico Nossa Senhora de Fátima, onde efetuaram o plantio de verduras e legumes através de mudas e sementes. O objetivo é estimular o plantio do próprio alimento de forma orgânica, uma alimentação saudável e até mesmo a convivência familiar e comunitária. No encontro de dezembro que acontece no dia 18 serão plantadas ervas medicinais e temperos.

Os alimentos que serão colhidos da horta serão compartilhados entre as famílias que participam do grupo e utilizados em uma próxima oficina de receitas saudáveis e de aproveitamento de alimentos.

Segundo a assiste social, Roberta Tondello, essa iniciativa visa dar autonomia as famílias para que superem a condição de vulnerabilidade, além de produzirem seus alimentos, também servem como complemento de renda.

Imagens e Informações/Assessoria Prefeitura

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *