Faixa Atual

Título

Artista


Mudanças para aplicação do agrotóxico 2,4-D em Ipê

Escrito por em julho 29, 2019

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Ipê informa que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul publicou no Diário Oficial instrução normativa para aplicação do agrotóxico 2,4-D e a necessidade de assinatura de termo de conhecimento de risco e responsabilidade na hora da compra do herbicida. A partir de agora somente agricultores cadastrados no Cadastro Estadual de Aplicadores de Agrotóxicos poderão aplicar o produto e para isso o aplicador deverá ter realizado curso de boas práticas agrícolas na aplicação de agrotóxicos.

Segundo secretário de Agricultura, Covatti Filho, essa ferramenta ajudará os técnicos no momento da fiscalização nas propriedades. Se forem constatadas irregularidades na aplicação, serão responsabilizados o produtor e o aplicador.

Inicialmente, os cursos de formação serão nos 23 municípios em que laudos da secretaria confirmaram a presença de resíduos do produto em outras culturas que não a da soja, onde é aplicado.

Excepcionalmente no período de julho de 2019 a maio de 2020, a aplicação de agrotóxicos poderá ser realizada por aplicador que tenha o “pré-cadastro” no Cadastro Estadual de Aplicadores de Agrotóxicos. Confira abaixo como realizar seu pré-cadastro.

I – Preenchimento das informações necessárias no link “Cadastro de Aplicador de Agrotóxico”, disponível no site da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, através do endereço eletrônico: https://www.agricultura.rs.gov.br/inicial;

II – Comparecimento à Inspetoria de Defesa Agropecuária para a realização do pré-cadastro, portando os documentos abaixo listados:

a) Cópia ou original da Carteira de Identidade e do CPF do aplicador;

b) Certificado de conclusão do curso de boas práticas agrícolas na aplicação de agrotóxicos realizado pelo aplicador e histórico do conteúdo ministrado.

Assessoria de Imprensa  Prefeitura de Ipê


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *