Faixa Atual

Título

Artista


Mudanças no Distanciamento Controlado: O que pensam os prefeitos de Antônio Prado, Ipê e Nova Roma do Sul

Escrito por em julho 30, 2020

Tema vem sendo debatido pelas associações municipais no decorrer dessa semana

As mudanças no modelo de Distanciamento Controlado estão pautando reuniões dos prefeitos e entidades representativas das regiões, entre elas, a Serra Gaúcha. A reportagem da Rádio Solaris esteve em contato com os prefeitos de Antônio Prado, Ipê e Nova Roma do Sul.

Conforme Juarez Santinon, chefe do executivo municipal de Antônio Prado, “se a decisão remetesse ao município a possibilidade de ter autonomia em decidir qual bandeira seguir, somos favoráveis”.

Porém, pela proposta do Governo do Estado, na região que está em bandeira vermelha, como é o caso da Serra Gaúcha, todas as prefeituras teriam que propor um protocolo intermediário entre vermelha e laranja, que estivesse respaldado em dados técnicos, posteriormente enviados às autoridades de saúde do estado.

Juarez salienta que, atualmente, das 49 cidades na Serra Gaúcha, cerca de 20 estão em bandeira laranja e não tem interesse em participar dessa assinatura, pois teriam que ter mais restrições do que estão tendo no momento.

Confira a fala de Juarez

O prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch é defensor da ideia já mencionada por Juarez Santinon, onde cada cidade pudesse adotar critérios próprios, sem depender do restante da região. “Na minha opinião, o prefeito deveria decidir, pois nós conhecemos a realidade do município”.

A reportagem também ouviu o prefeito de Ipê, Valério Marcon. Conforme o gestor, “entendemos que a proposta é valida, porém a sua implantação na prática deve ser analisada com atenção a fim de garantir o direito à saúde da nossa população”. Valério destaca que é importante a colaboração da sociedade, bem como um canal direto entre municípios e o Governo do Estado para que seja possível “uma visão ampla da realidade local e não somente regional”.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *