Faixa Atual

Título

Artista


Morre Valdir Espinosa, técnico campeão do mundo pelo Grêmio

Escrito por em fevereiro 27, 2020

Treinador havia realizado uma cirurgia no abdômen.

Faleceu nesta quinta-feira (27), aos 72 anos, o técnico de futebol Valdir Espinosa. Ele havia sido submetido a uma cirurgia no abdômen no último dia 17 de fevereiro e, posteriormente no dia 20, porém, não teve recuperação.

Atualmente, Valdir era gerente de futebol do Botafogo, clube pelo qual possuía grande identificação, especialmente pelo título Carioca de 1989.

HISTÓRIA

Valdir Atahualpa Ramirez Espinosa nasceu em Porto Alegre em 17 de Outubro de 1947. Começou sua carreira como jogador do Grêmio. Foram oito anos como jogador profissional, com passagens também pelo CSA, Esportivo e Caxias. Sua carreira como jogador foi até 1978, no ano seguinte, iniciou sua trajetória como técnico do Esportivo de Bento Gonçalves.

Em 1983, levou o Grêmio ao título da Copa Libertadores da América, bem como ao Mundial de Clubes.

Na Libertadores daquele ano, o Grêmio fez 12 jogos, com oito vitórias, três empates e uma derrota. A final foi contra o Peñarol. Na ida, 1 a 1 no Uruguai. Na grande decisão, em pleno Estádio Olímpico, o Grêmio venceu por 2 a 1 com gols de Caio e César.

No mundial de clubes, o tricolor venceu a equipe alemã do Hamburgo por 2 a 1, com dois gols do ídolo Renato Portaluppi, jogador que foi levado ao Grêmio pelo próprio Espinosa.

Entre 2016 e 2017, foi coordenador técnico do Grêmio nas Campanhas vitoriosas da Libertadores e Copa do Brasil.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *