Faixa Atual

Título

Artista


Morre em Caxias do Sul Padre Leonel Pergher

Escrito por em agosto 20, 2021

O padre atuou em Antônio Prado de 1964 a 1976

Faleceu na madrugada desta sexta-feira (20) o Pe. Leonel Mario Pergher, 90 anos.

Pergher foi pároco de Antônio Prado de 1964 a 1976 e que deixou marcas profundas em nosso povo.

Atualmente  Pe. Leonel residia na Casa do Padre, em Caxias do Sul e, de acordo com a diocese caxiense, o padre estava hospitalizado por problemas relacionados à idade.

O corpo será velado na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Farroupilha, a partir das 13h desta sexta-feira (20). A Missa de Exéquias será celebrada às 16h, e, logo após, o sepultamento será no cemitério central da Farroupilha. Recordamos que em virtude das restrições impostas pela atual situação, a presença no velório e a participação na celebração de corpo presente será limitada.

Um pouco da história de Pe. Leonel em Antônio Prado

Em substituição ao Pe. Antônio Galiotto, assumiu a direção da paróquia na sede, em março de 1964, o Pe. Leonel Pergher. Além do seu rotineiro trabalho pastoral, ao novo pároco a construção e modernização do Hospital São José, adquirido da Mitra por seu antecessor.

A fundação da Cooperativa Agropecuária Pradense contou igualmente com a colaboração de Pergher. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a ASCAR também devem muito ao religioso.

O padre também trabalhou na orientação dos agricultores, construção de salões nas capelas, incentivo ao cultivo da maçã, além de outras iniciativas de caráter social. Pe. Leonel sempre teve o apoio de seu coadjutor Pe. João Bosco Luís Schio, que assumiu a paróquia em janeiro de 1976.

Pe. Leonel também foi fundador e colaborador dos jornais Panorama Pradense e Jornal de Antônio Prado.

Ao seu sucessor, Pe. Schio, assessorado pelo Pe. Nivaldo Piazza coube a continuação do trabalho incessante junto ao Hospital São José, Cooperativa, cultivo de macieiras, construção de sedes sociais nas capelas e, sobretudo a construção da maior de todas as sedes sociais do município, o salão da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Esse foi inaugurado durante a festa de Nossa Senhora do Rosário, em outubro de 1979.

Reportagem e pesquisa Ronei Marcilio


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *