Faixa Atual

Título

Artista


Morre em Caxias do Sul o empresário Raul Fedrizze aos 85 anos

Escrito por em setembro 20, 2020

Um dos mais importantes nomes da economia local, o caxiense faleceu neste domingo. A causa não foi divulgada

O empresário Raul Pedro Fedrizzi, um dos maiores nomes do comércio de Caxias do Sul, morreu neste domingo (20), aos 85 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada. Caxiense, nascido em 27 de novembro de 1934, filho de João e Virginia Fedrizzi, começou a trabalhar muito cedo, junto com o irmão, Mário, na função de sapateiro.

Logo depois montaram uma fábrica e depois uma loja, a Sapataria Estrela. A atuação foi crescendo junto com a cidade, e na década de 1970 a família foi pioneira no comércio caxiense, ao abrir o Fedrizzi Magazine, a primeira loja de departamentos moderna de Caxias do Sul, que marcou época.

Além disso, tinham outras lojas, como O Lojão, A Soberana e A Estrelinha. O Fedrizzi Magazine funcionou na esquina da Avenida Júlio de Castilhos com a Rua Garibaldi até 2015. Também foi um dos idealizadores da construção do Edifício Estrela, uma dos pontos comerciais mais conhecidos de Caxias do Sul.

Fundou a CDL em 1965 e foi presidente da entidade entre 1967 e 68. Ainda presidiu o Sindilojas em 1991, quando comandou a inauguração da nova sede da entidade. Foi também vice-presidente de comércio da CIC. Na área social atuou em diversas entidades, com destaque para a presidência do Recreio da Juventude, entre 1981 e 83.

Com 85 anos, o empresário do comércio deixou sua marca no desenvolvimento econômico de Caxias do Sul com a fundação das Lojas Fedrizzi, em 1946, estabelecimento localizado no coração da cidade. A sua trajetória é marcada pela forte atuação em defesa de inovações no comércio. Em 1991, como presidente do Sindilojas Caxias, inaugurou a nova sede da entidade, o Edifício Sindilojas, na esquina das ruas Sinimbu e Alfredo Chaves, no Palácio do Comércio.

Atuou fortemente para buscar alternativas para fortalecer o segmento do comércio e pelo reconhecimento do varejo no contexto econômico em nossa cidade. Agraciado com o Troféu O Mercador, na categoria Comércio, ele também atuou como presidente do Conselho Superior do Sindilojas Caxias.

O velório de Fedrizzi ocorre na capela F do Memorial São José de Caxias do Sul. Às 15h deste domingo, o corpo será encaminhado ao Memorial Crematório São José, onde haverá despedida com cerimonial, às 15h30min.

Foto: Divulgação


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *