Faixa Atual

Título

Artista


Morre Eleonardo Caffi, autor do hino de Caxias do Sul

Escrito por em junho 10, 2022

O músico italiano radicado na Serra tinha 93 anos de idade

Faleceu nesta quinta-feira (9), aos 93 anos, o musico Eleonardo Caffi, autor do hino de Caxias do Sul. O professor, musicista e acordeonista, está sendo velado nesta sexta-feira (10), na Capela E do Memorial São José em Caxias. A cerimônia de cremação ocorre às 17h30min. Caffi compôs o hino de Caxias em 1961, porém a música só foi oficializada mais de 30 anos depois, com uma Lei Municipal.

Natural da cidade de Numana, na Província de Ancona, na Itália, Caffi se mudou para o Brasil com a família em 1948 com o objetivo de se tornar um músico profissional. Eleonardo adotou Caxias como casa a partir de 1950 e profissionalizou mais de dois mil alunos com o acordeon. Ele chegou a dar aulas aos famosos gaiteiros gaúchos Daltro e Adelar Bertussi.

Outros artistas que passaram pelo Maestro Caffi foram Itajaíba Mattana, Paulo Siqueira, Daltro e Gilney Bertussi, Edison Campagna e Fernando Gomes. Caffi também gravou um LP intitulado de “Dance com Eleonardo Caffi: O Mágico do Acordeon”, em 1960, em São Paulo.

Além disso, Eleonardo teve grande envolvimento no cenário musical e cultural da cidade. Por isso, a prefeitura de Caxias do Sul emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do autor do hino do município. O documento informa que “neste momento de dor, o Executivo se solidariza aos familiares e amigos”.

Nota de Pesar da Prefeitura de Caxias do Sul.
A Prefeitura de Caxias do Sul lamenta o falecimento nesta sexta-feira, 10 de junho, do professor, musicista e acordeonista, Eleonardo Caffi, autor do Hino de Caxias, composto em 1961 e oficializado pela Lei Municipal 4.492, em 1996.

Natural de Numana, Itália, Caffi se mudou para Caxias do Sul aos 20 anos e aqui foi professor dos acordeonistas Daltro e Adelar Bertussi e teve grande envolvimento no cenário musical e cultural da cidade.

Neste momento de dor, o Executivo se solidariza aos familiares e amigos.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *