Faixa Atual

Título

Artista


Missas de Finados em Caxias Sul com modificações este ano

Escrito por em outubro 30, 2020

Diocese mudou horários em função da pandemia do Covid-19

O Dia de Finados, na próxima segunda-feira (2), em Caxias do Sul, terá algumas modificações em função da pandemia do novo coronavírus com objetivo de garantir mais segurança nas celebrações e no acesso aos cemitérios da cidade. Neste ano de pandemia, a prefeitura e a Mitra Diocesana modificaram, por exemplo, os horários das missas (confira abaixo). Apenas os Cemitérios Públicos I e II (Rosário) estarão abertos das 8h às 18h30min no sábado (31), domingo (1º) e segunda-feira (2) para visitação.

De acordo com informações repassadas pela prefeitura, 16 vendedores de flores foram autorizados a comercializar seus produtos nas proximidades dos Cemitérios Público I e II (Rosário) durante o feriado. Segundo o secretário do Urbanismo, João Uez, os floristas ficarão em espaços previamente demarcados por fiscais no entorno dos cemitérios, para manter o distanciamento social.

Trânsito

A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) informa que o cruzamento das ruas Ernesto Alves e La Salle, próximo ao Cemitério Público Municipal, estará fechado para o tráfego de veículos durante o feriadão. Os demais cemitérios do município serão monitorados pela fiscalização, com o objetivo de orientar os motoristas e evitar conflitos no trânsito. Já a Guarda Municipal deve destacar 70 agentes, em revezamento, para acompanhar a segurança da comunidade.

Ônibus

Conforme a Secretaria de Trânsito, a linha que atende o Cemitério Público Municipal é a L37 – Tijuca. O ônibus circulará de hora em hora, das 8h às 17h, nos três dias. Para ir ao Centro, a parada é a localizada na Rua Vinte de Setembro com a Doutor Bozano. Para quem vem do Centro, a parada é na Rua La Salle com a Ernesto Alves.

Todas as outras linhas terão horário ampliado neste feriadão. No sábado, elas operarão das 6h às 23h. No domingo e na segunda, das 6h às 21h.

Missas

As tradicionais celebrações que ocorrem no Cemitério Municipal serão realizadas, neste ano, apenas no Cemitério I e somente na segunda-feira. A missa, no horário das 10h30min, será realizada pela equipe da Mitra Diocesana em uma tenda instalada no Largo Fábio Formolo, a praça em frente ao cemitério. Mesmo ao ar livre, o distanciamento e o uso de máscaras serão fatores importantes para garantir a segurança da população. Em outros cemitérios de Caxias, os cultos serão realizados em igrejas das comunidades.

Entre as regras emitidas pela Diocese para a realização das celebrações em meio à pandemia, está restrição de fiéis. Com a bandeira laranja (risco médio), a permissão fica em 25% da capacidade de cada local. Além disso, há delimitações nos bancos para que as pessoas fiquem a dois metros de distância entre si. As equipes administrativas devem monitorar o movimento nas entradas e saídas, além de higienizar o espaço antes e após as missas. Álcool gel deve ser disponibilizado na entrada da igreja e no momento da eucaristia. Em todas as celebrações, fiéis com sintomas gripais ou que pertençam ao grupo de risco são orientados a acompanhar a missa de casa, por meio das transmissões ao vivo.

Horários

Cemitério Público Municipal: 10h30min

Cemitério Parque: 9h – 10h – 15h e 17h

Paróquia Cristo Operário

Cemitério Santos Anjos da Guarda: 8h | 9h30min – 14h e 16h

Paróquia Imaculada Conceição
Cemitérios das comunidades:
São Caetano: 9 horas
Nossa Senhora das Graças: 9h
São Marcos – Linha Feijó: 16h

Paróquia São Pedro e São Paulo – Terceira Légua
São Pedro e São Paulo: 9h30min
Nossa Senhora de Caravaggio: 9h
São Luiz: 10h
Sagrados Corações: 10h
São Paulo: 10h30min

Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio – Ana Rech
Cemitério Ana Rech: 8h, 10h e 17h
Cemitério Novo: 9h e 16h

Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Cruzeiro
Cemitério da comunidade: 8h30min e 16h
São Virgílio: 15h30min
Santo Antônio: 17h

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
Cemitério da comunidade: 9h e 16h

Fontes: Ass.Imprensa Prefeit e Diocese

Visitação nos Finados apenas nos cemitérios Público I e II (Rosário)

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *