Missa de Caravaggio em Farroupilha da manhã desta terça-feira entrará para a história
Escrito por Rogerio Costanza em maio 26, 2020
Tradicional celebração das 10h30min do dia 26 de maio pelo bispo Dom José Gislon não foi aberta aos fiéis pela primeira vez devido a pandemia do coronavírus
Dia 26 de maio de 2020, dia votiva de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha ficará na história. Pela primeira vez uma romaria não teve presença e peregrinação de fiéis em virtude da pandemia do novo coronavírus, A tradicional missa campal das 10h30min, que sempre ocorre em frente ao Santuário e recebe milhares de pessoas todos os anos, nesta terça-feira foi celebrada dentro da igreja pelo bispo Dom José Gislon. Milhares acompanharam as transmissões pela internet. A Rádio Solaris 99.1 FM também transmitiu pelo face da emissora.
Conforme a assessoria do santuário, somente a missa das 10h30min desta terça-feira teve 31,7 mil visualizações no Facebook, sem contar outras plataformas por onde foi transmitida. A das 8h, por exemplo, teve 14 mil. Esta 141ª Romaria começou com a celebração das 8h, celebrada pelo padre Ricardo Fontana. O Santuário permaneceu vazio. A missa das 10h30min contou com o setor da Juventude da Diocese de Caxias do Sul na animação e cerca de 40 pessoas na igreja entre eles moradores e parentes de servos do santuário (todos de máscara). No encerramento da missa a menina Gabriela Ávila vestida da camponesa Joaneta, entregou flores à Nossa Senhora. Em 26 de maio de 1432, Nossa Senhora teria aparecido, em Caravaggio, na Itália, para a jovem Joaneta.
Fiéis que haviam feito promessa em rumar até o Santuário de Caravaggio neste ano são convidados a cumprir a promessa doando alimentos para entidades que destinam doações aos necessitados. Os devotos são convidados a compartilhar fotos de edições anteriores, ou que mostrem como a família está acompanhando o Santuário neste momento de pandemia, acompanhada da hashtag #caravaggio2020.
Nesta terça-feira, ainda haverá missa às 17h. Às 14h houve récita do terço e às 15h, Oração Mariana também transmitidas pelas redes sociais.

“Estamos na casa da mãe. Quero trazer aqui presente nossos romeiros, idosos, jovens, crianças, enfermos e seus familiares, os que trabalham na saúde, na segurança pública, trazer as famílias enlutados pelos entes queridos por causa da pandemia. Coloco cada um diante do olhar de Maria, a mãe de Deus, e do Pai, Deus, que é misericordioso. Com a misericórdia do pai, pedimos perdão por todas em que não cuidamos da vida uns dos outros”, rogou o bispo, que celebrou a missa pela primeira vez.
Bloqueios
O Grupo Rodoviário da Brigada Militar e o 36º BPM estão com segurança reforçada para evitar chegada de fiéis ou de carro ou a pé ao santuário. A operação ocorreu no sábado, domingo, segunda e prossegue nesta terça-feira até às 19h nos principais acessos ao santuário. Conforme o subcomandante do 36º BPM, major Juliano Amaral, alguns veículos e pessoas tentaram chegar ao local, mas foram orientados a retornar.
Fotos e fonte: Ass.Imprensa Santuário
