Faixa Atual

Título

Artista


Ministério Público desarticula quadrilha que vendia hambúrguer de cavalo, em Caxias do Sul

Escrito por em novembro 18, 2021

Bifes eram comercializados em pelo menos duas hamburguerias da cidade

O Ministério Público (MP-RS), deflagrou na manhã desta quinta-feira (18) em Caxias do Sul, a operação Hipo, para desarticular uma organização criminosa que vendia bifes e hambúrgueres de carne de cavalo para estabelecimentos comerciais da cidade. De acordo com o MP, a ação está sendo realizada por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Segurança Alimentar. Ao todo, estão sendo cumpridos seis mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão referentes a oito alvos.

Em análise às conversas interceptadas pelo MP com autorização da Justiça, o Gaeco apurou que o grupo investigado abastecia estabelecimentos da cidade com grandes quantidades de carne proveniente do abate clandestino de equinos. A suspeita que foi confirmada por meio da realização de perícias em duas hamburguerias de Caxias do Sul, em cujos lanches foi encontrada presença de DNA de cavalo. Também eram misturadas carnes de peru e suíno aos lanches.

De acordo com o coordenador do Gaeco – Segurança Alimentar, promotor Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, eram distribuídos em torno de 800 kg dos hambúrgueres por semana. Conforme o MP, o grupo não possui autorização para o abate e comercialização de nenhum tipo de carne. Assim, as atividades de abate, beneficiamento, armazenamento e comercialização vinham ocorrendo sem qualquer fiscalização.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *