Sandro Dias atingiu 103 km/h e completou drop de 60 metros em um feito histórico no skate mundial
O skatista Sandro Dias, o “Mineirinho”, realizou nesta quinta-feira (25) um feito inédito no skate mundial ao descer a fachada curva do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, transformada em uma rampa especial para o desafio. Aos 50 anos, Mineirinho atingiu a velocidade de 103 km/h em apenas oito segundos e entrou para o Guinness World Records com dois feitos: o maior drop já registrado em uma rampa, de 60 metros, e a maior altura em descida, de 70 metros. O recorde anterior, conhecido de drop em rampa, era de 23 metros.
A ideia de transformar o Caff em uma rampa de skate existia desde 2009, quando um vídeo manipulado simulando a descida viralizou na internet, alimentando o imaginário de skatistas e moradores da cidade.
Para tornar o desafio possível, Mineirinho passou por meses de preparação física e técnica, usando coletes de 40 quilos para simular a força exercida pelo corpo e realizando treinos em pistas de asfalto, puxado por motos, para atingir velocidades superiores a 120 km/h e se acostumar com a instabilidade do skate. Durante a descida real, painéis de madeira temporários protegeram a fachada do prédio, barreiras infláveis semelhantes às da MotoGP garantiram a segurança, e equipamentos de proteção completos, como colete para coluna, foram usados pelo atleta.
O evento, chamado Red Bull Building Drop, contou com apoio do governo do Rio Grande do Sul, que viabilizou a utilização do Caff, patrimônio arquitetônico do Estado e símbolo da arquitetura moderna. Como contrapartida, a Red Bull vai revitalizar duas pistas de skate em Porto Alegre e instalar duas minirrampas em cidades gaúchas.
Mineirinho descreveu a conquista como a realização de um sonho de mais de 13 anos. “Nunca esperava que fosse dropar uma rampa a essa altura. Cheguei no limite e estou completamente satisfeito. Esse feito prova que a gente sempre pode se superar”, disse o atleta, emocionado.
Referência mundial no skate vertical, Dias foi hexacampeão mundial, conquistou ouro nos X Games em 2006 e foi indicado ao Action Sports Hall of Fame em 2012. Foi também o terceiro skatista no mundo a acertar a manobra 900º, a primeira vez em uma competição oficial na América Latina. Além das conquistas esportivas, mantém o Instituto Sandro Dias, dedicado à inclusão social pelo esporte, e o Sandro Dias Camp, voltado à formação de novos skatistas.