Mercosul: acordo permitirá perseguição policial em área de fronteira
Escrito por Luiz Augusto Filipini em novembro 8, 2019
Proposta agora será analisado pelos presidentes de países do bloco.
Os ministros da Justiça e Segurança Pública dos países do Mercado Comum do Sul (Mercosul) assinaram na quinta-feira (7), em Foz do Iguaçu (PR), proposta de acordo que permite a continuação de perseguições policiais em território estrangeiro. “o acordo mostra o nível de confiança entre os países”, disse o ministro brasileiro, Sergio Moro.
Discutida nos últimos anos no âmbito do bloco, a proposta traz avanços significativos e agora será analisada pelos presidentes dos países do bloco sul-americano. A medida permitirá que agentes policiais cruzem a fronteira de outro país durante uma perseguição a criminosos, mesmo sem autorização prévia, até o limite de 1 quilômetro. Hoje, a perseguição não pode ultrapassar a linha de fronteira.
Sergio Moro disse que o acordo de cooperação ainda deverá ser aprovado internamente por Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, antes de entrar em vigor. Entretanto, considera a medida importante porque vai facilitar a troca de informações entre as forças policiais e dará maior segurança jurídica às operações de combate ao tráfico de drogas e de armas e ao crime organizado.
Fonte: Agência Brasil – José Romildo