Faixa Atual

Título

Artista


Mais 314 leitos de UTI são habilitados para atendimento a pacientes com Covid-19

Escrito por em junho 10, 2020

Unidades estão em 20 estabelecimentos de saúde de 18 municípios gaúchos

A rede hospitalar do Rio Grande do Sul passa a contar com a habilitação de mais 314 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Adulto para atendimento de pacientes da Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Portaria do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União da terça-feira (09), garante o pagamento de R$ 45,2 milhões, em parcela única, a 20 estabelecimentos de saúde de 18 municípios gaúchos. A habilitação é temporária, válida para o período de 90 dias, com possibilidade de prorrogação.

O Estado chega a 624 leitos de UTI habilitados pelo SUS desde o início da pandemia de coronavírus. Para a habilitação de um leito de UTI, é necessário que o hospital disponibilize equipamentos como respiradores, monitores, camas e equipe de profissionais de saúde especializada em atendimento intensivista.

Conforme a última atualização dos dados no sistema de monitoramento de leitos de UTI, às 14h de terça-feira (09), o Rio Grande do Sul tem 1.931 leitos de UTI (SUS e privados). Desse total, 1.397 estão ocupados – taxa de ocupação de 72,3%.

Esse sistema é alimentado pelos hospitais gaúchos que fazem, diariamente, a inserção de dados sobre a sua capacidade instalada e número de pacientes internados confirmados ou com suspeita de Covid-19 ou outra Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Fonte: Governo do Estado


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *