Faixa Atual

Título

Artista


Lançado projeto VivaSão Pelegrino em Caxias do Sul

Escrito por em outubro 9, 2019

Apresentação oficial ocorreu na manhã desta terça-feira na Casa de Memória da paróquia do bairro

A apresentação oficial à imprensa do projeto VivaSãoPelegrino, desenvolvido pelo Vivacidade, aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 8, na Casa de Memória da paróquia São Pelegrino. O espaço, desconhecido de boa parte da população de Caxias do Sul, guarda a história de um dos lugares mais icônicos da região para a qual está sendo proposto o projeto de requalificação.

Conforme Giovana Ulian, coordenadora do projeto, o VivaSãoPelegrino está sendo construído a partir da comunidade. “O objetivo, primeiro, é instruir as pessoas para que elas tenham massa crítica quando chegar o momento de participarem da discussão dos projetos de requalificação para o território. Estamos, neste momento, buscando o engajamento da comunidade e a instruindo. Para isso, precisamos muito do apoio de vocês”, afirmou a doutora em Urbanismo.

A etapa inicial do projeto, já superada, foi o processo de ideação e análise de viabilidade. E as próximas contemplam as diretrizes e o detalhamento do projeto de requalificação urbana, a viabilização de parcerias, a execução e o monitoramento e, por fim, a política de gestão compartilhada como a comunidade. A agenda dos próximos meses também foi apresentada.

Grupo multidisciplinar é formado por arquitetos, professores, jornalistas, apaixonados por Caxias do Sul

A principal ação prevista para outubro acontece já no próximo domingo, dia 13, o Circuito VivaSãoPelegrino, com saída às 9h do Teatro Moinho da Estação. A participação é gratuita mediante inscrição pelo site sympla.com.br/vivacidade.

O projeto foi selecionado entre os inscritos em um edital de Circuitos Urbanos 2019 da ONU-HABITAT, o programa das Nações Unidas para os Assentamentos Urbanos. O tema deste ano, quando acontece a segunda edição, é “Cidades Inovadoras e Inclusivas” e conta também com a seguinte pergunta inspiradora. “Como a inovação pode aprimorar serviços e políticas urbanas de maneira inclusiva e sustentável?”.

O objetivo, primeiro, é instruir as pessoas para quando chegar o momento de participarem da discussão dos projetos de requalificação para o território

Foram selecionados 162 projetos em 64 cidades brasileiras. A programação do Circuito VivaSãoPelegrino vai incluir um passeio guiado pela região de São Pelegrino com historiadores, arquitetos e a presença do arquiteto Caio Esteves, especialista em Place Branding e pioneiro nesta abordagem no Brasil . Segundo Giovana, esta segunda etapa do projeto seguirá até dezembro deste ano. “Queremos impactar em torno de três mil pessoas do bairro até o final do ano”, destaca.

A região de São Pelegrino contempla cinco áreas adjacentes do bairro em uma área de 100 hectares, 8.200 habitantes, 3.350 domicílios, 2.210 CNPJs, 67 edificações de patrimônio histórico e R$ 7.700 de renda familiar. “Pretendemos finalizar o projeto até metade de 2020”, projeta Giovana.

Giovana Ulian é coordenadora do projeto Viva SãoPelegrino

Na ocasião, também foi apresentado em primeira mão o novo vídeo institucional do Vivacidade, formado por um grupo de pessoas de diferentes áreas que têm em comum o amor por Caxias do Sul e a crença de é a partir das pessoas e da comunidade que o lugar conquista os níveis de qualidade de vida que todos queremos.

Ouça entrevista com Giovana Ulian.

Fotos: Rogério Costanza/Grupo Solaris e Paulo Pasa/Divulgação

Segunda etapa deve ser finalizada até dezembro deste ano

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *