Faixa Atual

Título

Artista


Júlio de Castilhos pode virar Avenida Parque a partir de fevereiro, em Caxias do Sul

Escrito por em dezembro 13, 2021

População é convidada a responder se é a favor ou contra permitir que apenas pedestres trafeguem pela principal avenida da cidade

Foram abertas na última quinta (9) as inscrições para a segunda edição do Workshop para Desenvolvimento de Urbanismo Tático na Avenida Júlio de Castilhos, de Caxias do Sul. O projeto, denominado “Júlio – Avenida Parque”, pretende ouvir a população caxiense sobre a possibilidade de reformulação da principal avenida da cidade. A proposta é que os carros sejam proibidos em determinado trecho da avenida, dando espaço para que apenas pessoas a pé, ou de bicicleta e similares, andem pelo local.

Um período de teste deverá ser implantado já a partir de fevereiro de 2022 por um período de dois meses. A iniciativa permitirá maior espaço para circulação de pedestres e apenas veículos de carga e descarga serão permitidos. O projeto é semelhante a Rua da Praia, em Porto Alegre, ou a Rua Coberta, em Gramado.

Ainda não estão definidas quantas quadras serão impactadas, mas estima-se que o bloqueia ocorrerá em cerca de quatro quarteirões. O planejamento urbanístico estuda a possibilidade de implementação do projeto na Av. Júlio de Castilhos entre a rua Feijó Júnior até a Alfredo Chaves.

Os caxienses podem contribuir respondendo a um questionário online (clique aqui para responder). As perguntas são relacionadas a como os usuários usam e veem aspectos de mobilidade, segurança e lazer na avenida.

O debate sobre a implementação ou não do projeto, irá ocorrer na Sala de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, nesta quarta-feira (15), a partir das 19h. As inscrições são gratuitas e limitadas aos primeiros 50 inscritos, e devem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail [email protected].

Para participar do workshop, é necessário enviar e-mail para a SMTTM contendo nome completo e telefone para contato. No dia do evento, o acesso ao local só será permitido mediante comprovação vacinal. O Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho está localizado na Rua Luiz Antunes, 312, Bairro Panazzolo. A workshop deve ter até duas horas de duração. Em caso de dúvidas, a SMTTM atende pelo telefone (54) 3290.3915.

A ação é uma iniciativa em conjunto da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), do Laboratório Urbano e do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). O objetivo do workshop é a compreensão das necessidades da comunidade, projetando a implantação de melhorias em parte da Avenida Júlio de Castilhos por meio de ações com o urbanismo tático. Esta ferramenta funciona como uma ação de baixo custo e que é reversível.

Ou seja, um período de teste irá permitir o desenvolvimento aprofundado do projeto e permitir entender a percepção da população com a mudança. Somente após o período de teste (previsto em dois meses) e demais estudos será discutida a possibilidade de implementação permanente da Avenida Parque.

Sobre o Workshop que discutirá o projeto:

O que é? 2º Workshop para Desenvolvimento de Urbanismo Tático na Avenida Júlio de Castilhos
Quando? Quarta-feira, 15 de dezembro de 2021
Horário? 19h
Local? Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *