Faixa Atual

Título

Artista


Juiz esclarece dúvidas sobre o pleito eleitoral de 2020

Escrito por em novembro 13, 2020

Nilton Filomena concedeu entrevista à Rádio Solaris 97.3

O Juiz Nilton Filomena, que responde pela 6ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Antônio Prado, Ipê e Nova Roma do Sul, concedeu entrevista à Rádio Solaris 97.3.

Conforme Nilton, a votação neste ano, devido à pandemia, será adiantada em seu começo em uma hora, iniciando às 7h da manhã. Preferencialmente, até às 10h, votam pessoas acima de 60 anos. Nilton esclarece que é muito comum que essas pessoas se desloquem até a sessão na companhia de pessoas mais jovens, nesse caso, vota primeiro o idoso ou idosa e, posteriormente, a pessoas fora da faixa etária prioritária.

Protocolos de segurança também precisam ser seguidos. Nas sessões, os mesários receberão dois tipos de máscara, a que cobre a boca e o nariz, mais facial. Cada mesário receberá um frasco de álcool em gel, além de outros dois frascos em cada sessão para uso do eleitor.

O Juiz destaca que, se possível, o eleitor faça sua identificação através do aplicativo e-Título, para que não seja necessário manuseio de papel. “É possível que o mesário, caso não reconheça o eleitor através da foto, peça para que baixe a máscara”, complementa Nilton.

Após a identificação, o eleitor higieniza as mãos, pega sua caneta, e assina o caderno de votação. Conforme Filomena, “neste caderno de votação, será colocada uma folha de plástico sobre ele, com espaço para assinatura ou digital, sem que o eleitor tenha que tocar no papel”.

Com a identificação, é liberada a urna e o eleitor vota, higieniza as mãos e sai. Após, não é obrigatório a entrega do comprovante de votação.

O uso de máscara é obrigatório, não sendo possível votar caso não esteja utilizando. “Procurem observar o distanciamento nas filas, mesmo que ele fique extensa, traga a caneta individual, higienize as mãos antes e depois de votar”, completa Nilton.

A sessão instalada na Inspetoria Veterinária, por ser um local pequeno, ela foi retirada e levada até o Centro de Eventos, local mais arejado. As duas sessões do Clube União também foram transferidas para o local, já que as informações é de que o restaurante estará funcionando no local.

Problemas com registros de candidaturas

Em Antônio Prado, apenas dois candidatos tiveram seu pedido de candidatura indeferido. “Eles não apresentaram o pedido de registro geral com os demais, tentaram o registro individual, porém fora de tempo. Também tentaram pela sobre de vagas, porém foi indeferido, por ser uma forma de burlar o registro individual”, informa Nilton.

Cuidados no momento de votação

Nilton Filomena destaca duas lembranças importantes ao eleitor para o momento da votação. A primeira é em relação ao e-Título, que teve alguns problemas no não reconhecimento do voto do eleitor. Neste caso, o recomendado é descadastrar e recadastrar.

A segunda informação diz respeito a ordem de votação. “Na primeira janela, o eleitor tem que digitar cinco números, se ele digitar apenas dois, a eleição será para legenda e não aparecerá foto”, informa Nilton.

Em relação às fotos, a Justiça Eleitoral fez todos os testes nas urnas e aparece a foto de todos os candidatos. Nilton complementa que,
quando os testes foram feitos, todos os representantes dos partidos de Antônio Prado foram chamados para conferir, porém nenhum compareceu.

A eleição ocorre no domingo (15), das 7h da manhã até às 17h.

Confira a entrevista

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *