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Janeiro Branco: Confira 7 dicas para melhorar a sua saúde mental

Escrito por em janeiro 15, 2020

A Rádio Solaris, apoia essa nobre campanha e terá variadas programações sobre a conscientização e cuidados com a saúde mental

Comemorada no primeiro mês do ano, a campanha Janeiro Branco tem o objetivo de colocar em destaque a temática da promoção da saúde mental, na tentativa de esclarecer e prevenir doenças como ansiedade e depressão. A campanha, criada em 2014 em Minas Gerais, integra a agenda da Secretaria de Saúde do Distrito Federal desde 2018.

Confira 7 dicas que te ajudará a ter mais qualidade de vida:

1. Seja realista
Para qualquer coisa que você queira ou precise realizar, é preciso adequar as expectativas geradas na idealização dessa atividade com a realidade do que se desenrolou ao longo do processo. É preciso levar em consideração as possibilidades que você teve para alcançar as metas e objetivos pretendidos para evitar frustrações. Nunca exija mais do que realmente pode fazer!

2. Esteja próximo a pessoas queridas
Pode parecer um conselho óbvio, mas é fundamental escolher estar ao lado de pessoas que nos amam, que fazem o bem, que se importam com a gente. O suporte familiar e dos amigos é um fator de proteção contra o sofrimento.

3. Evite o uso de álcool e outras drogas
Substâncias psicoativas aumentam consideravelmente as chances de se desenvolver transtornos mentais. Se você já tiver recebido algum diagnóstico nessa área, o consumo dessas substâncias pode agravar a situação. Sem contar que elas causam problemas degenerativos ao cérebro e, portanto, pedem cuidado.

4. Seja sociável
Mantenha contato direto (e presencial – detalhe importante) com pessoas. A interação social é um fator de proteção quando se fala em saúde mental. Então, vale sair com os amigos, ir para a casa de familiares ou procurar atividades em grupos com os mesmos interesses e gostos que você.

5. Cuide do corpo
Invista em refeições ricas em alimentos in natura e não se exceda no consumo de doces, gorduras e sal. Praticar atividade física pelo menos três vezes por semana ajuda todo o corpo – inclusive o cérebro. E está comprovado cientificamente que aliar uma alimentação balanceada aos exercícios é uma medida que ajuda a combater transtornos mentais e ajuda até a memória! Então, invista!

6. Durma bem
Descansar é fundamental para o bom funcionamento do organismo inteiro, em especial, do cérebro. Situações que levam à privação do sono e/ou a má qualidade desse sono podem favorecer os transtornos mentais. Então, pelo menos 30 minutos antes de dormir, evite usar celular, computador ou ver televisão. Além disso, cuide para que o ambiente fique bem escuro e silencioso. 

7. Treine a sua mente
De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Emocional e Aperfeiçoamento Humano (Ideah), a aplicação da Programação Neurolinguística (PNL) também pode ajudar a desenvolver (e manter) a saúde mental. Você pode fazer isso com medidas simples: seja grato, pratique o autoelogio todos os dias, não pense em problemas o tempo todo, aprenda a dizer não, fale dos seus sentimentos com alguém em quem confia, seja gentil consigo mesmo, aceite as mudanças, aprenda a interpretar as críticas, fique atento aos seus pensamentos e, principalmente, aceite que ninguém é feliz o tempo todo.

Fonte: Care Plus+ e Agência Saúde

Arte: Marketing Rádio Solaris


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