Faixa Atual

Título

Artista


IPVA pode ter aumento para automóveis e camionetes no Rio Grande do Sul

Escrito por em julho 16, 2020

Proposta é do Governo do Estado e será encaminhada à Assembleia Legislativa

A proposta de reforma tributária do Governo do Estado que será encaminhada à Assembleia Legislativa pretende reajustar o IPVA para automóveis e camionetes. Atualmente a alíquota está em 3% e pode ter um reajuste chegando a 3,5%. Para caminhões e ônibus, o percentual atual, de 1%, não sofrerá reajuste, bem como para motocicletas, que seguiria em 2%.

Isenções

Atualmente, a isenção do imposto é válida para veículos com 20 anos ou mais de fabricação. O Governo do Estado pretende fazer alterações na isenção, que passaria a ser aplicada para veículos produzidos a 40 ou mais anos.

Com as mudanças no regramento das isenções, a porcentagem de veículos que não pagariam imposto no Rio Grande do Sul cairia de 46% para 25%.

Descontos menores para o Bom Motorista

Atualmente, ao pagar o IPVA, o condutor tem redução no valor a partir de 15% para os condutores que estão a três anos sem receber multas. Nesse caso, o desconto cairia para 5%. Aos motoristas que estão a dois anos sem ser multados, o desconto cairia de 10% para 3% e um ano sem multa de 5% para 2%.

Com as alterações propostas, o Governo gaúcho pretende arrecadar R$ 744 milhões a mais a partir de 2021.


Opnião dos Leitores
  1. Angela Rabuske   Em   julho 19, 2020 em 7:24 am

    Se não tornar a máquina pública mais enxuta e eficiente, podem aumentar impostos a vontade que não vai resolver o problema. Isso vai é afugentar os gaúchos do Rio Grande.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *