Faixa Atual

Título

Artista


Ipê: Secretaria de Saúde promove campanha Maio Vermelho em prol a prevenção do câncer de boca

Escrito por em maio 4, 2021

Agentes de saúde realizarão ações preventivas com a população Ipeense durante todo o mês

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Ipê através de agentes de saúde atuam neste mês na prevenção do câncer de boca por meio da campanha “Maio Vermelho”.

No calendário de saúde o “Maio Vermelho” sinaliza ações de conscientização relacionadas ao câncer de boca. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer esse tipo é classificado como uma neoplasia maligna que afeta lábios e estruturas internas, como gengivas, bochechas, céu da boca e língua. Cerca de 14.700 casos de câncer de boca estão previstos em todo Brasil até o final deste ano.

Entre os sintomas podem ser identificadas úlceras que não cicatrizam, presença de manchas brancas, avermelhadas ou pretas, perda de peso, dormência, caroços, sangramentos e rouquidão.   

A forma mais efetiva de diagnóstico é a frequência nas consultas ao dentista, sendo recomendada pelo menos, duas vezes ao ano, devido aos exames para diagnóstico deste câncer serem realizados durante as consultas odontológicas de rotina. Além de avaliar os dentes e as gengivas, o profissional pode também tocar seu pescoço e a área da mandíbula, além de examinar as partes superior e inferior da língua.

Caso o dentista suspeite da doença, o mais indicado é que ele recomende uma biópsia da área. Se o diagnóstico der positivo, é possível que seja necessário realizar uma cirurgia na área afetada e o prosseguimento do tratamento com radioterapia e quimioterapia.

Para prevenir o câncer bucal o uso de álcool e tabaco devem ser evitados. É indicado cultivar uma alimentação saudável, fazer o uso de protetor solar e evitar a alta exposição ao sol.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Taís Vargas com informações da Secretaria de Saúde de Ipê


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *