Faixa Atual

Título

Artista


Ipê: Alerta à população sobre dengue e febre amarela

Escrito por em abril 30, 2021

Mosquito Aedes Aegypti é responsável pela disseminação da dengue, febre amarela, zika e chikungunya

A secretaria de saúde e assistência social de Ipê através da vigilância epidemiológica e agente de combate à endemias alerta a comunidade sobre os riscos da dengue e febre amarela.

Neste ano já foi identificado um aumento significativo tanto de larvas como de mosquitos Aedes Aegypti na região, mesmo causador da febre amarela que vitimou a morte de três bugios até o momento.

SINTOMAS DA DENGUE

Entre os sintomas que podem ser apresentados está a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, dores na cabeça, corpo e articulações, abatimento físico, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas. Também é comum ocorrerem náuseas e vômitos, que resultam em perda de peso.

Nessa fase febril, é difícil diferenciar a doença de outras enfermidades. Por isso, é importante consultar um médico em caso de suspeita.

SINTOMAS DA FEBRE AMARELA

Após ser infectado com febre amarela a pessoa pode apresentar febre, dores no corpo, dor de cabeça, comprometimento do fígado e dos olhos e pele amarelada. Em casos mais graves, causa insuficiência hepática e renal, levando à morte.

Os mosquitos Aedes Aegypti circulam, geralmente, durante o dia entre às 5h e 17h e podem ser o vetor de transmissão da dengue, febre amarela em área urbana além da zika e chikungunya, por isso é importante acabar com criadouros.

A população deve higienizar pátios e objetos para que não haja acumulo de água parada, vedamento de cisternas e caixas d’água, guardar pneus, utilizar areia nos pratos de plantas, entre outras medidas preventivas.   

VACINAÇÃO

No momento à população de Ipê pode realizar pela rede municipal de saúde a vacina contra febre amarela. A vacina da dengue não está disponível na rede SUS do município..

Para mais informações a secretaria municipal de saúde pode ser contatada através do telefone: (54) 3233.1196

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Taís Vargas


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *