Faixa Atual

Título

Artista


Instituto de Leitura Quindim recebe seminário “Diálogos & Percursos”

Escrito por em janeiro 10, 2022

O evento internacional, em parceria com a Itália, terá encontros online e presenciais na sede do Quindim, em Caxias do Sul

O Instituto de Leitura Quindim inicia as atividades de 2022, sediando o seminário “Diálogos & Percursos”, organizado pelo Na Ponta do Lápis – Espaço da Criança (Brasil), em parceria com a Casa Bonini (Itália) e com apoio do Instituto. A ideia do encontro é dialogar e refletir sobre a educação no Brasil, na Itália e em outros países, por meio das narrativas e dos percursos dos profissionais que atuam nos espaços educativos.

O seminário acontecerá nos dias 14 e 15 de janeiro, de maneira híbrida, ou seja, contará com palestras virtuais e presenciais, na sede do Quindim, em Caxias do Sul. Interessados já podem fazer as inscrições, no site.

Dialogar com as abordagens pedagógicas de diversos países se torna uma grande oportunidade de aprendizagem coletiva. Aproximar profissionais, estudos de pedagogias e experiências de espaços educativos que têm como princípio fundamental o respeito e valorização da infância, a escuta e o olhar sensível em seu cotidiano, faz parte do objetivo do encontro.

“É uma alegria enorme contar com a parceria e a grandiosidade do projeto. Temos a certeza do quão enriquecedor será para os participantes, e para a comunidade envolvida”, afirma a fundadora e diretora da Casa Bonini, Thais Bonini. Para a pedagoga e fundadora do Na Ponta do Lápis – Espaço da Criança, Lúcia Sgorla, a oportunidade de debater educação é de grande importância. “Poder retornar ao Brasil e oferecer para a cidade de Caxias do Sul e região a oportunidade deste diálogo com profissionais da Itália, Portugal e do Brasil é realmente um desejo grandioso, ousado e incrível”, exalta.

O Quindim apresentará as propostas e as pedagogias participativas que fundamentam o trabalho do Ateliê Araçari, coordenado pela pedagoga Itelvina Prateado. Iniciado em 2021, o Ateliê é uma proposta inovadora para Caxias do Sul, pois proporciona às crianças experiências significativas envolvendo o brincar, a literatura, a arte, a criação, a construção e a investigação, ampliando o repertório cultural para que elas manifestem as emoções, pensamentos e hipóteses sobre o funcionamento do mundo.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *