Faixa Atual

Título

Artista


Vacinação contra Covid-19 inicia nesta terça-feira (19) em Caxias do Sul

Escrito por em janeiro 18, 2021

Idosos em asilos e profissionais da saúde terão prioridade e, após, vacina será disponibilizada nas UBSs

O Plano Municipal de Vacinação contra a covid-19, divulgado nesta segunda-feira (18) em Caxias do Sul, indicou que a vacinação já começa na terça-feira (19). Na primeira fase, a vacina será destinada a trabalhadores da saúde e idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Ou seja, nesta primeira etapa, não haverá vacina em Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Segundo a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, a expectativa é de que o município receba 5 mil doses da CoronaVac. Dessa forma, 2,5 mil pessoas devem ser imunizadas, já que a substância deve ser administrada em duas oportunidades.

“Estamos comprometidos e preparados para realizar a vacinação à medida que as doses forem recebidas pelo município. Toda as equipes da Saúde e de outras secretarias estão fortemente empenhadas em prestar o melhor serviço possível”, assegurou Daniele.

A imunização dos grupos das etapas seguintes ocorrerá na sequência, de acordo com as remessas enviadas pelo governo federal. As datas ainda serão informadas.

O Plano Municipal de Vacinação foi apresentado pelo prefeito Adiló Didomenico; a vice, Paula Ioris; a secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi; o diretor-executivo da Secretaria Municipal da Saúde, Dino de Lorenzi, e a diretora da Vigilância em Saúde, Juliana Argenta Calloni.

FasePopulação alvo
1ª faseTrabalhadores da saúde
Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas
Pessoas com 80 anos ou mais
Pessoas de 75 a 79 anos
2ª fasePessoas de 70 a 79 anos
Pessoas com 65 a 69 anos
Pessoas com 60 a 64 anos
3ª fasePessoas com comorbidades*
4ª faseProfessores de nível básico e superior
Forças de segurança e salvamento**
Funcionários do sistema prisional
*Diabetes mellitus, hipertensão de difícil controle ou com complicação, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer nos últimos 5 anos, obesidade grave (IMC>40).
**Não inclui profissionais de segurança privada.

UBSs que terão oferta de vacina

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caxias do Sul que irão receber doses são: Desvio Rizzo, Esplanada, Vila Ipê, Eldorado, Reolon, Cinquentenário, Cruzeiro, Centro de Saúde, Fátima Alta e Cristo Redentor.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *