Faixa Atual

Título

Artista


Indicação do Legislativo Pradense é colocada em prática no município

Escrito por em agosto 13, 2021

A indicação trata sobre o tratamento de reabilitação pós-covid

No dia 16 de julho, durante sessão ordinária, no Legislativo Pradense foi aprovada a Indicação 70/2021 destinada ao Poder Executivo de Antônio Prado. O texto sugeria que se analisasse a viabilidade técnica/orçamentária da instalação de um espaço de reabilitação pós-covid em âmbito municipal.

Em sua justificativa pode-se ler: “Segundo dados preliminares de estudo realizado pela USP em Ribeirão Preto, 64% dos pacientes recuperados de Covid-19 apresentam sintomas persistentes. Dentre os principais destacam-se a fadiga, falta de ar, dor de cabeça, perda de força muscular, dificuldade para enxergar ou incômodo nos olhos, além da perda de olfato e paladar”.

Já em estudo realizado pelo governo norte-americano, constatou-se que após trinta dias do fim do ciclo do vírus, 23% dos pacientes procuraram o sistema de saúde para tratamento de doenças até então não relacionadas à Covid-19. As principais complicações analisadas pelos especialistas foram dores nos nervos e músculos, dificuldades respiratórias, colesterol alto, mal-estar, fadiga e hipertensão. Outros problemas incluíram sintomas intestinais; enxaquecas; problemas de pele; anormalidades cardíacas; distúrbios do sono; e condições de saúde mental, como ansiedade e depressão.

Dado este cenário, o Poder Executivo assinou o Contrato de Prestação de Serviços 49/2021 que tem por objeto a contratação de prestação de serviços de fisioterapia motora e respiratória domiciliar, a ser executado no âmbito urbano do município de Antônio Prado/RS, para paciente portador de sequelas causadas pelo Covid-19.

Para maiores informações sobre como acessar este serviço público, entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (54) 3293 5665.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Câmara de Vereadores de Antônio Prado com informações do Jornal USP e O Globo


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *