Faixa Atual

Título

Artista


III Semana da Acessibilidade e Inclusão celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência em Caxias do Sul

Escrito por em dezembro 4, 2019

Durante o evento também ocorreu o Show de talentos “Arte e Cultura Acessível”


No Dia internacional da Pessoa com Deficiência (03/12) a Coordenadoria de Acessibilidade, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), realizou a cerimônia de abertura da III Semana da Acessibilidade e Inclusão, no auditório do Swan Tower Hotel. Durante o evento, os participantes se apresentaram em um show de talentos com o tema “Arte e Cultura Acessível”.

A iniciativa teve como objetivo dar protagonismo as pessoas com deficiência, prestigiar seus talentos, habilidades e capacidades. Além disso, a ação visa proporcionar momentos de integração, inclusão e descontração entre grupos de pessoas com deficiência (PcDs) e a comunidade em geral.

Tibiriçá Maineri, titular da Coordenadoria, homenageou as pessoas com deficiência. “Hoje, 03 de dezembro, quero parabenizar todas as pessoas com deficiência. Não podemos nos esquecer que este dia também se estende a todos os profissionais que levantam a bandeira da inclusão. Em nossa cidade, temos a oportunidade de ter uma Coordenadoria de Acessibilidade que está sempre aberta para contribuir e ajudar a comunidade pelo olhar inclusivo. Tenho orgulho em fazer parte de um governo que olha para a acessibilidade, pois comemoramos as nossas conquistas durante o ano”, reforçou.

Já o secretário Ederson de Albuquerque Cunha enfatizou as mudanças sociais que a III Semana da Acessibilidade e Inclusão pode proporcionar. “Ainda temos um longo caminho de conscientização sobre a cidadania e o espaço das pessoas com deficiência, que precisam ser respeitadas. Todo o deficiente quer ser tratado como alguém que tem seus direitos. Temos que caminhar juntos para que possamos mudar a sociedade, não apenas com ações legislativas, mas o entendimento da individualidade do outro”, disse o titular da SMSPPS.

Luciano Silva, 41 anos, usuário da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev), destacou o olhar da sociedade sobre o público PcD. “Eventos como este são de extrema importância para nós, pessoas com deficiência, e esta é a hora de vermos o que tem sido ofertado para nós. No show de talentos de hoje mostramos as atividades que fazemos em nosso dia a dia. Nosso intuito é chamar a atenção da sociedade. Antes de ter a minha deficiência, eu tinha um espaço na sociedade, e o fato de ter perdido a visão não me torna alguém que precisa ser incluído novamente, mas estou retomando um lugar que já era meu”, opinou.

Daniela Goulart da Silveira, 43 anos, oficineira da Apadev, também se manifestou. “A Semana é importante, pois traz o assunto à tona para que as pessoas saibam o que é necessário fazer para se ter acessibilidade. Para os alunos da Apadev, apresentar a peça de teatro é o que eles mais gostam pois há o envolvimento da família e amigos”, comentou.

Josiane Menezes, 37 anos, professora de Educação Inclusiva da Escola Especial João Pratavieira, que também se apresentou, evidenciou a inserção dos alunos. “A acessibilidade tem o papel de inserir os alunos no contexto social, além de valorizá-los como seres humanos. Este evento mostra o quanto precisamos de apoio para que as coisas possam se transformar a partir de um olhar sensível do ser humano. Os alunos nos transformam como pessoa e poder fazer parte deste momento com eles é muito especial”, enfatizou.

A programação da III Semana da Acessibilidade e Inclusão segue com atividades como campanhas educativas, palestras, cine debate, painéis, oficinas de canoagem, vela e remo, além de um happy hour inclusivo até o próximo domingo (08/12).

Fotos: João Pedro Bressan


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *