Faixa Atual

Título

Artista


Igrejas reabrem aos fiéis nesta quarta-feira na região

Escrito por em abril 21, 2020

Medida vale para 31 municípios da Diocese de Caxias do Sul, porém com restrições

As igrejas e oratórios serão reabertos nesta quarta-feira, dia 22, em todos os 31 municípios da região de abrangência da Diocese de Caxias do Sul.. O comunicado assinado pelo bispo Dom José Gislon nesta segunda-feira segue orientação de um decreto estadual. O documento lista as orientações de higiene e distanciamento para que os templos possam voltar a receber fiéis, como fornecimento de álcool em gel nos acessos e definição de espaços que podem ser ocupados, com distância mínima de dois metros entre cada pessoa. Desde o dia 20 de março as missas estão suspensas como forma de evitar aglomerações e combater a disseminação do coronavírus.

Desde então, os padres das paróquias celebram missas diariamente e de forma privada, com orações pela saúde da população e pelos profissionais da saúde. Agora será orientada também a higienização constante dos bancos e demais ambientes de uso coletivo no interior das igrejas, bem como o uso de máscara. O bispo informa ainda que na próxima semana serão definidas orientações para a retomada gradual das celebrações eucarísticas, sacramentos (batizados, casamentos), catequese e demais trabalhos pastorais.

Na Páscoa, as celebrações foram todas on-line, com transmissão pelas redes sociais da Catedral de Caxias. Além disso, as pré-romarias ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, foram canceladas.

A Diocese também divulgará informações sobre como será realizada a 141ª edição da romaria, prevista para os dias 23, 24 e 26 de maio. A tendência é que a celebração seja virtual, sem a presença de público no Santuário de Farroupilha.

Côngrua

Dom José Gislon juntamente com todos os padres da Diocese de Caxias do Sul, estão renunciando a 30% da côngrua, durante três meses, para auxiliar na manutenção básica das paróquias. Este valor ficará no caixa de cada paróquia destinado ao pagamento das despesas.

O bispo destaca que, “com esse gesto podemos ir ao encontro das necessidades de nossas comunidades, demonstrando que também nós estamos sensíveis a essa realidade do sofrimento pelo qual passa o nosso Povo de Deus e toda a sociedade”, conclui.

A Diocese de Caxias do Sul possui 74 paróquias,

Foto: Rogério Costanza/Grupo Solaris

Fonte: Diocese Caxias do Sul

Igrejas da região estavam sem receber fiéis desde 20 de março

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *