Igrejas reabrem aos fiéis nesta quarta-feira na região
Escrito por Rogerio Costanza em abril 21, 2020
Medida vale para 31 municípios da Diocese de Caxias do Sul, porém com restrições
As igrejas e oratórios serão reabertos nesta quarta-feira, dia 22, em todos os 31 municípios da região de abrangência da Diocese de Caxias do Sul.. O comunicado assinado pelo bispo Dom José Gislon nesta segunda-feira segue orientação de um decreto estadual. O documento lista as orientações de higiene e distanciamento para que os templos possam voltar a receber fiéis, como fornecimento de álcool em gel nos acessos e definição de espaços que podem ser ocupados, com distância mínima de dois metros entre cada pessoa. Desde o dia 20 de março as missas estão suspensas como forma de evitar aglomerações e combater a disseminação do coronavírus.
Desde então, os padres das paróquias celebram missas diariamente e de forma privada, com orações pela saúde da população e pelos profissionais da saúde. Agora será orientada também a higienização constante dos bancos e demais ambientes de uso coletivo no interior das igrejas, bem como o uso de máscara. O bispo informa ainda que na próxima semana serão definidas orientações para a retomada gradual das celebrações eucarísticas, sacramentos (batizados, casamentos), catequese e demais trabalhos pastorais.
Na Páscoa, as celebrações foram todas on-line, com transmissão pelas redes sociais da Catedral de Caxias. Além disso, as pré-romarias ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, foram canceladas.
A Diocese também divulgará informações sobre como será realizada a 141ª edição da romaria, prevista para os dias 23, 24 e 26 de maio. A tendência é que a celebração seja virtual, sem a presença de público no Santuário de Farroupilha.
Côngrua
Dom José Gislon juntamente com todos os padres da Diocese de Caxias do Sul, estão renunciando a 30% da côngrua, durante três meses, para auxiliar na manutenção básica das paróquias. Este valor ficará no caixa de cada paróquia destinado ao pagamento das despesas.
O bispo destaca que, “com esse gesto podemos ir ao encontro das necessidades de nossas comunidades, demonstrando que também nós estamos sensíveis a essa realidade do sofrimento pelo qual passa o nosso Povo de Deus e toda a sociedade”, conclui.
A Diocese de Caxias do Sul possui 74 paróquias,
Foto: Rogério Costanza/Grupo Solaris
Fonte: Diocese Caxias do Sul
