Igreja Católica dá mais um passo no processo de beatificação de Frei Salvador Pinzetta
Escrito por Filipe Brogliatto em julho 27, 2020
Foi aberto nesta segunda, dia 27, o Processo Diocesano de Investigação do presumido milagre atribuído à intercessão do Venerável Servo de Deus Frei Salvador
A Igreja Católica da Serra gaúcha deu nesta segunda-feira, dia 27, mais um passo no processo de beatificação do Frei Salvador Pinzetta. Em uma sessão solene realizada às 10h no Espaço ‘Mater Dei’, anexo à Catedral Diocesana de Caxias do Sul, o bispo Dom José Gislon presidiu o evento de abertura do processo que deve culminar na beatificação de Frei Salvador.
A partir de agora, está empossada a comissão que terá o trabalho de manter contato com testemunhas de um possível milagre de cura, acontecido por intercessão do Venerável Frei Salvador. O grupo é formado pelo Pe. Tiago Camozzato (Juiz delegado), Pe. Joone Fachinelli (Promotor de Justiça), Pe. Lucivan Francieski (Notário atuário) e Pe. Eleandro Teles (Chanceler do Bispado).
Os quatro padres estarão em Flores da Cunha, onde Frei Salvador passou a maior parte de sua vida e onde faleceu e foi sepultado, para ouvir familiares e amigos da pessoa que foi agraciada pelo que a Igreja chama até aqui de ‘fato presumido milagre’. Por descrição, a Diocese não divulga mais informações sobre o possível milagre.
Em entrevista à Rádio Solaris FM 99.1, o vice postulador da causa de beatificação, Frei Sérgio Dal Moro, explicou que agora, “nós estamos no penúltimo passo do processo de beatificação do Frei Salvador”. Segundo Sérgio, agora é o momento de apresentar para a Igreja e os organismos responsáveis, provas que comprovem a veracidade do suposto milagre.
As entrevistas devem acontecer em horário previamente agendado, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, no centro de Flores da Cunha. A princípio, as datas escolhidas para o contato com as testemunhas foram os dias 3 e 4 de agosto.
Dal Moro contou que a expectativa é ouvir as testemunhas e coletar as informações necessárias para produzir o documento que deve ser encaminhado à Congregação para as Causas dos Santos, em Roma na Itália. Antes disso, o processo com todos os dados deve ser traduzido para o italiano e, só então, possivelmente no fim deste ano, entregue ao Vaticano. Segundo Sérgio, a partir da entrega, não há um prazo para receber a resposta do Papa Francisco.
Por conta da pandemia de coronavírus, o evento desta manhã ocorreu com a presença de cerca de 20 pessoas convidadas, entre autoridades religiosas e civis e imprensa. Todos foram obrigados a utilizar máscara e manter o distanciamento social. A cerimônia foi transmitida ao vivo, no Facebook e no Canal do Youtube da Diocese de Caxias do Sul.
Frei Sérgio Dal Moro – Abertura da Investigação Milagre atribuído ao Frei Salvador Pinzetta
Fotos: Filipe Brogliatto/ Grupo Solaris