Faixa Atual

Título

Artista


Idosa morre de coronavírus em Caxias do Sul

Escrito por em junho 16, 2020

Oitavo óbito, o sétimo contraído na cidade, ocorreu nesta segunda-feira no Hospital Virvi Ramos

A Secretaria da Saúde (SMS) de Caxias do Sul informou na manhã desta terça-feira, dia 16, o 8º óbito por coronavírus. Trata-se de uma idosa de 87 anos que internou no Hospital Virvi Ramos no dia 7 de junho e faleceu nesta segunda-feira, às 22h. A mulher tinha insuficiência cardíaca.

Dessa forma, Caxias do Sul registra quatro óbitos masculinos de 58, 69, 74 e 79 anos, e quatro femininos de 63, 87, 96 e 97 anos. Um deles, um morador de Caxias do Sul, foi contraído em outro Estado.

Na Serra

Na região são 61 mortes por covid-19. Casos positivos são 3.575 sendo 2.890 recuperados. Bento Gonçalves é o município com maior número de casos. São 24 óbitos e 802 positivos. Destes, 696 estão curados. Nova Petrópolis registrou primeira morte. A vítima é um homem de 40 anos. Segundo informações da prefeitura, o paciente estava internado em Caxias do Sul desde 30 de maio, em tratamento contra um câncer no sistema linfático, e foi testado para covid-19 no dia 9 de junho.

A testagem foi realizada durante a internação hospitalar e a contaminação pelo novo coronavírus ocorreu dentro do hospital. O homem estava positivo para o novo coronavírus, mas, morreu no último sábado, 13 de junho, em virtude do câncer, conforme atestado de óbito. Ainda segundo a nota oficial divulgada pela prefeitura de Nova Petrópolis, a investigação do caso foi realizada por Caxias do Sul porque o paciente estava internado na cidade. A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis recebeu a notificação deste, que é o quinto caso positivo no município, somente quando ocorreu o óbito do paciente.

Nova Petrópolis já iniciou a investigação epidemiológica nos familiares e contactantes. Três testes rápidos já foram aplicados e todos resultaram negativo para COVID-19. Mesmo assim, todos foram orientados a permanecer em quarentena. Como o paciente já estava internado desde 30 de maio, sem receber visitas em função do estágio terminal do câncer, a possibilidade de transmissão é muito baixa, de acordo com a equipe epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Nova Pádua é um dos poucos municípios da Serra que não tem nenhum caso positivo de coronavírus. Mesmo sem casos confirmados de coronavírus, Nova Pádua seguirá com as novas restrições estabelecidas pela bandeira vermelha. O Município encarou com seriedade as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Os protocolos foram colocados em prática logo que surgiram os primeiros casos no Brasil.

O prefeito Ronaldo Boniatti (PSDB) ressalta que com a bandeira laranja, a situação era tranquila na cidade. “A população respeitava, colaborava e fizemos um trabalho específico dentro da nossa realidade. Por exemplo, com os agricultores que se deslocam às cidades de Caxias do Sul e Porto Alegre para ir até à Ceasa. Também estamos fazendo um trabalho para orientar quem vem de fora, para trabalhar com o plantio de alho e cebola, para incentivar os cuidados de higienização. Até então foi tranquilo, os atendimentos de saúde, restaurantes, comércio e serviços estavam trabalhando de maneira segura”, frisa Boniatti. 

Ele ressalta que a atividade comercial não é intensa no município e há colaboração dos comerciantes.

No Estado

No Estado, são 361 mortes, segundo último boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde na tarde desta segunda-feira, dia 15, totalizando 15.438 diagnósticos positivos desde o início da pandemia. O número estimado de recuperados da doença é de 12.913, o que representa 82% dos casos notificados pela SES. 


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *