Idosa morre de coronavírus em Caxias do Sul
Escrito por Rogerio Costanza em maio 13, 2020
Mulher de 96 anos estava internada na Unimed e é a primeira vítima da doença contraída na cidade
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirma o primeiro óbito por Covid-19 em Caxias do Sul, contraído no município. A idosa de 96 anos faleceu nesta terça-feira, dia 12 de maio, no Hospital da Unimed, onde estava internada na UTI desde o dia 8 de abril. Ela internou com síndrome aguda respiratória grave e positivou para coronavírus.
Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, a idosa morreu em decorrência de complicações do coronavírus, mas já estava recuperada da doença e não era mais transmissora. Por causa disso, o velório foi autorizado.
Um caminhoneiro de 69 anos morador de Caxias do Sul também havia morrido do novo coronavírus no dia 2 de maio, mas estava em Feira de Santana, na Bahia, há mais de 30 dias de viagem e portanto não havia contraído a doença em Caxias.
O município tem 87 casos positivos, sendo 47 recuperados, 33 em isolamento domiciliar, três internados em UTI, três em enfermaria e 19 aguardando resultado e 2.196 negativos (com mil testes realizados pela UFPel) para Covid-19. Dos positivos, 33 são homens, entre 15 e 79 anos, e 54 mulheres, entre 20 e 96 anos. Trinta e seis são profissionais de saúde e dois profissionais da segurança. O resultado do exame do idoso de 90 anos, que faleceu em uma casa asilar no dia 8 deste mês, deu negativo para Covid-19. A SMS ainda aguarda o resultado do exame do outro óbito, ocorrido no dia 9, de um homem de 88 anos.
Além disso, o Município tem 1.086 pessoas que procuraram atendimento médico por síndrome gripal, os quais não foram testados pois não se enquadravam nos critérios do Ministério da Saúde.
