Faixa Atual

Título

Artista


Idosa é a quinta paciente a receber transfusão de plasma em Caxias do Sul

Escrito por em junho 16, 2020

Mais um tratamento experimental contra o coronavírus ocorreu na noite desta segunda-feira no Hospital Virvi Ramos

Uma caxiense de 83 anos de idade foi submetida ao tratamento experimental obtido por meio da transfusão de plasma convalescente na noite desta segunda-feira, dia 15, no Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul. A idosa é o quinto caso de um paciente beneficiado na cidade na luta contra o coronavírus. 

O tratamento pioneiro no Rio Grande do Sul é motivo de esperança para a recuperação da covid-19, principalmente depois que o garibaldense Tarcísio Giongo, 63 anos, o primeiro paciente receber a transfusão, ter deixado a UTI do hospital nesta segunda-feira à tarde. Giongo está se recuperando no quarto da instituição depois de ficar um mês e meio na UTI.

Os outros três pacientes que passaram pela transfusão, além da idosa de 83 anos, seguem na UTI.

Hemocentro

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) segue recebendo doações de pessoas que estão recuperadas do coronavírus para ajudar pacientes contaminados com o plasma presente no sangue. O princípio da técnica é a imunização passiva, ou seja, transferir os anticorpos produzidos por quem já foi infectado pelo vírus e que estão presentes na paste líquida do sangue, para que gerem imunidade a pacientes doentes.

O plasma é coletado por um processo chamado aférese e é testado quanto ao tipo sanguíneo (ABO), fator Rh, Chagas, sífilis, hepatite e HIV, e então é estocado em bolsas nos hemocentros para futura transfusão. O Hospital Virvi Ramos tem homologação para estudo e uso do plasma pelo CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

Podem doar o plasma homens de 18 a 60 anos de idade, que tiveram a doença confirmada por meio do teste PCR e estão há mais de 28 dias sem sintomas. O atendimento no Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) deve ser agendado pelos telefones (54) 3290 4543 e (54) 3290 4580 ou pelo WhatsApp (54) 98418 8487.

Foto: Andréia Copini/Ass.Imprensa Prefeit.

Garibaldense Tarcísio Giongo deixou a UTI nesta segunda-feira na presença do doador (à esquerda), o pesquisador Fabio Klamt
 

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *