Faixa Atual

Título

Artista


Identidade Jovem entenda como funciona para obter a sua

Escrito por em julho 22, 2022

O ID Jovem possibilita meia-entrada em eventos até passagens gratuitas em transporte coletivo

A Identidade Jovem (ID Jovem) é uma possibilidade de descontos e facilidades para jovens com idade entra 15 a 29 anos. Com ele você pode conseguir meia-entrada em eventos esportivos, artísticos-culturais e também vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

Pela ID Jovem, cada ônibus, embarcação ou trem que faça o transporte interestadual de passageiros fica obrigado a reservar duas vagas gratuitas e duas com 50% de desconto na categoria convencional para quem tem o documento. Se a companhia se negar a fornecer a passagem, o usuário deve denunciar, como explica o secretário Nacional de Juventude, Luiz Felipe Franciscão. “A gente pede que o jovem peça por escrito essa negativa e a lista de passageiros para que a gente possa averiguar e tomar as medidas cabíveis junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres.”

O documento garante, ainda, isenção do pagamento de taxa para emissão de Carteira de Identidade Estudantil. Em eventos artísticos, culturais e esportivos, garante a meia-entrada.

Para se enquadrar na confecção do documento o jovem precisa ter renda familiar de até dois salários mínimos.

O documento tem emissão gratuita pelo site https://idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem ou pelo aplicativo ID Jovem, disponível para Android e IOS. É preciso informar o Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e nome completo da mãe.

Caso o jovem não tenha o NIS ou não esteja com o CadÚnico atualizado há pelo menos 24 meses, é preciso procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para fazer a atualização.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *