Faixa Atual

Título

Artista


Ideb 2019: Confira o desempenho das escolas de Antônio Prado

Escrito por em setembro 21, 2020

Resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação

Com a divulgação dos resultados do Ideb 2019, a reportagem da Rádio Solaris buscou junto à Secretaria Municipal de Educação de Antônio Prado, os dados municipais do levantamento realizado em 2019.

Nas provas de matemática e português, realizadas no ano passado, a média geral foi de 6,1 na rede estadual de ensino e 5,9 na rede municipal nos anos finais do ensino fundamental. Já o resultado do Ideb foi de 5,0 para a rede estadual em Antônio Prado, uma queda no desempenho frente aos 5,4 pontos no Ideb de 2017. Na rede municipal, a nota foi de 4,7, superando os 3,8 da edição de 2017.

Para os anos iniciais do ensino fundamental, a nota da rede pública nas provas teve média geral de 6,4. Já a nota geral do Ideb ficou em 6,2, superior aos 5,6 do Ideb de 2017.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados.

O Ministério da Educação divulgou na última terça-feira (15), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que avalia o desemprenho do sistema de educação brasileiro. Os resultados nacionais mostram que o país alcançou índice de 5,9 nos anos iniciais do ensino fundamental, segundo dados de 2019, que levam em conta redes pública e privada de ensino.

Já em relação aos anos finais do ensino médio, o Brasil teve nota de 4,9, não atingindo a meta, que era de 5,2. Das 27 unidades da Federação, 22 aumentaram o Ideb, contudo, apenas sete alcançaram a meta proposta para 2019.

Rede Privada

Na rede privada de ensino, que participa com 19,2% das matrículas nos anos iniciais do ensino fundamental no país, apesar de apresentar um Ideb 1,4 ponto superior ao observado na rede pública (7,1), não alcançou a meta proposta para 2019 – que era 7,4. Entretanto, em 15 unidades da federação a rede privada obteve um Ideb igual ou superior a 7,0, e oito unidades da federação atingiram a meta.

Rede Estadual

Nos anos finais do ensino fundamental, cabe aos estados 49,2% do atendimento desta etapa de ensino. Os resultados mostram que o desempenho não foi suficiente para o Brasil atingir a meta de 2019. Apenas seis estados ultrapassaram a meta proposta. As únicas redes estaduais com Ideb acima de 5,0 são as de Goiás, Paraná e São Paulo.

Rede municipal

Em termos percentuais, 29,0% dos municípios atingiram suas metas. Para efeito de comparação, nos anos iniciais essa proporção foi de 61,9%, uma diferença de mais de 30 pontos percentuais.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *