Faixa Atual

Título

Artista


Hospital Geral de Caxias do Sul apresenta protótipo de respirador mecânico

Escrito por em abril 8, 2020

Aparelho para ventilação pulmonar foi criado por profissionais voluntários e empresas

A coordenação do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul – TecnoUCS e a direção do Hospital Geral (HG) aguardam a aprovação em testes clínico e de engenharia do protótipo de ventilador pulmonar desenvolvido sob coordenação das duas instituições para buscar autorização para a produção em escala do equipamento. A apresentação à imprensa ocorre na tarde desta quinta-feira, dia 9.

A intenção é disponibilizar equipamentos para hospitais de campanha que vierem a ser instalados na região para atendimento de pacientes da Covid-19. O modelo foi projetado por um grupo de empresas, engenheiros e técnicos voluntários de Caxias do Sul e cidades vizinhas sob a orientação da direção técnica do HG e gestão do TecnoUCS. “Trata-se de um equipamento para uso em condições extremas, como as enfrentadas na Europa. O protótipo vem sendo desenvolvido com alto padrão de funcionalidade, desempenho e segurança, em um nível surpreendente de detalhamento” explica o diretor técnico do HG, Alexandre Avino.

Testes

O grupo trabalha há duas semanas. Na última foram feitos aperfeiçoamentos visando ao desempenho necessário para a ventilação de urgência em ambiente extra hospitalar, o que foi testado no sábado, no HG, com o pareamento do modelo, batizado de Frank 5010, com um equipamento já existente no hospital. Novos testes de engenharia serão feitos nesta quinta e sexta, dias 9 e 10, em laboratórios acreditados do complexo de Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica (Labelo) da PUC-RS, em Porto Alegre.

A intenção, segundo o coordenador-executivo do TecnoUCS, Enor Tonolli Jr, é acionar a produção assim que o protótipo for aprovado, tendo como meta a fabricação e 100 unidades em um primeiro momento, visando atender aos hospitais de Caxias do Sul e região. A logística de distribuição será definida na próxima semana. “Estamos confiantes em avançar com este projeto, mas não vamos precipitar o processo sem haver a funcionalidade, a segurança e as homologações exigidas”, frisa.

Além disso, a Universidade de Caxias do Sul deslocou para o Hospital Geral 11 respiradores mecânicos que normalmente são usados por cursos da Área de Ciências da Vida. Seis unidades eram disponibilizadas para as práticas de Técnica Cirúrgica, no Laboratório de Anatomia, e outras cinco na Clínica Veterinária. No caso desses últimos, como os princípios técnicos do equipamento são os mesmos, eles podem ser adaptados para o atendimento de urgência em humanos.

A autorização do Conep para testes clínicos independe dos testes de engenharia. Contudo, se não houver uma resposta da comissão ainda nesta semana e o equipamento for aprovado nas verificações nos laboratórios acreditados, o pedido ao órgão federal será reforçado com a anexação do laudo de resultados técnicos.

Fonte e Foto: Ass.Imprensa HG/Divulgação

Aparelho está recebendo melhorias para assegurar desempenho necessário ao uso hospitalar

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *