Faixa Atual

Título

Artista


Hospital de Antônio Prado continua sobrecarregado de atendimentos, mesmo após acordo

Escrito por em fevereiro 1, 2022

A UBS Centro, de Ipê realiza os textes durante todo o horário de expediente da Secretaria da Saúde

Um acordo entre o hospital São José e as prefeituras de Antônio Prado e Ipê, tem com objetivo reduzir a sobrecarga de atendimento do médico plantonista no ambulatório.

O acordo, que consiste na contratação de um médico, enfermeiro e técnico, com valores pagos pelos municípios, para atendimento a Covid-19 entre às 10h e às 22h.

Devido ao aumento das síndromes respiratórias, suspeitos/confirmados de Covid, somado ao já histórico aumento de atendimentos de atenção básica, o afastamento de profissionais contaminados, a sobrecarga dos profissionais continua.

O mês de janeiro teve uma média superior a 100 atendimentos diários, o que segundo o Diretor do Hospital Diógenes Weber, é desumano para os poucos profissionais.

De acordo com o dirigente a solução é possível e passa por algumas medidas básicas das administrações e da população. Quem procura o ambulatório, principalmente nesse período, deve o fazer somente em casos mais urgentes. Casos não urgentes podem ser atendidos nas UBSs dos municípios durante o horário de atendimento. A UBS Centro de Ipê esta realizando testes Covid no horário de expediente.

Conforme planilha do hospital, o dia 17 de janeiro foi o de maior pico de movimento sendo feitos 120 atendimentos. Desses 60 classificados com tarja verde, não urgente, 40 tarja amarela, pouco urgente e apenas 20 com tarja vermelha de urgente. Já no dia 25 de janeiro, de um total de 116 atendimentos, 80 estavam classificados como não urgente. “Se esses casos de não urgente ou pouca urgência fossem atendidos nas UBSs o hospital não estaria sobrecarregado e o atendimento seria mais agilizado”, diz Diógenes. Ainda segundo ele, essa foi uma solução emergencial para ter um pequeno alivio no atendimento.

Para Diógenes o ideal seria que os municípios também estendessem o horário de atendimento até às 22h e mantivessem plantão nos finais de semana. Essa medida proporcionaria um alivio nos plantões do hospital.

Com o aumento da demanda de atendimentos nos últimos anos, se faz necessário aumento de médicos e enfermeiros no hospital e nos municípios.

Para mais informações a UBS Centro em Antônio Prado pode ser contatada pelo telefone (54) 3293-5665 e a UBS Centro de Ipê pode ser contatada pelo telefone (54) 3233-1659


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *