Faixa Atual

Título

Artista


Herbicida 2,4-D é suspenso no RS até 31 de dezembro

Escrito por em dezembro 4, 2019

Decisão é em caráter excepcional.

Em reunião do grupo de trabalho criado pelo Estado para tratar das questões e promover ações relativas à utilização do agrotóxico 2,4-D, foi decidido na manhã da terça-feira (03), pela suspensão de uso do produto até 31 de dezembro.

A partir do entendimento do grupo, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural irá editar nova instrução normativa, que deve entrar em vigor nesta quarta-feira (04), após publicação no Diário Oficial do Estado. A decisão também atende a recomendação do Ministério Público e foi tomada após a divulgação dos resultados de novas análises químicas de amostras coletadas em propriedades com suspeita de deriva do 2,4-D.

No total, incluindo os dados divulgados na semana passada, foram analisadas 143 amostras, com resultado positivo para 2,4-D em 132 delas (92,3%). Todas as amostras foram coletadas após denúncias feitas por produtores rurais com suspeita de ocorrência de derivas do 2,4-D e outros agrotóxicos hormonais em culturas sensíveis como macieira, videira, oliveira, nogueira-pecã, erva-mate, tomate e hortaliças.

Fonte: Governo do RS.

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *