Faixa Atual

Título

Artista


Hemocs de Caxias do Sul fornecerá plasma convalescente para hospital de Vacaria

Escrito por em setembro 23, 2020

Hemocentro Regional passou a oferecer o processo para o hospital Nossa Senhora de Oliveira

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) passou a fornecer plasma convalescente, para uso compassivo, ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira, de Vacaria. A terapia também passou a ser utilizada como uma alternativa de tratamento para a Covid-19, por meio do plasma coletado de pessoas que testaram positivo para a doença e já estão recuperadas. A primeira transfusão do hospital é em uma mulher de 69 anos, que recebeu 200 ml de plasma coletado por meio de sangue total de um caxiense de 49 anos.

Esse é o quinto hospital que passou a transfundir o plasma na tentativa de auxiliar na recuperação de pacientes com o vírus. Além dele, o Hemocs fornece para o Hospital Virvi Ramos (Caxias), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves) Hospital Schlatter (Feliz) e Hospital de Clínicas (Passo Fundo). Até o momento, o Hemocentro já recebeu 78 pedidos de transfusões, sendo 52 do Virvi, 18 do Tacchini, seis do Schlatter, um de Clínicas e um de N.S. da Oliveira.

As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do whatsapp (54) 9929-7491.

Sangue convencional

Para doação de plasma por meio do chamado sangue total, é necessário seguir as mesmas diretrizes da doação normal, isto é: ser homem ou mulher entre 16 e 69, 11 meses e 29 dias, estar em bom estado de saúde e ser aprovado na pré-triagem e triagem médica do Hemocs. Os procedimentos técnicos são todos a cargo do Hemocentro e internos, no qual as amostras serão testadas para buscar anticorpos IgG contra o coronavírus. Os plasmas identificados como convalescente serão rotulados e destinados como tal, para uso compassivo.

Aférese

Na doação por aférese, alguns pontos divergem do método através do sangue total. Antes da coleta é necessário ter testado positivo para Covid-19, pelo exame PCR ou teste sorológico, e estar recuperado e sem sintomas há, no mínimo, 28 dias.No caso dos homens, podem doar aqueles entre 18 e 59 anos, 11 meses e 29 dias. Há uma realização prévia de teste sorológico para detecção dos anticorpos e bloco sorológico.

O plasma é destinado para o projeto de pesquisa junto ao Hospital Virvi Ramos (o projeto de estudo aprovado contempla apenas plasma originado de homens).Para as mulheres, a idade é de 18 até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Também serão aceitas mulheres que tiveram até duas gestações ou abortos. Ocorre, igualmente, a realização prévia do teste sorológico para detecção dos anticorpos e bloco sorológico. O plasma é destinado para uso compassivo.

Terapia também passou a ser utilizada como uma alternativa de tratamento para a Covid-19

Doação de sangue

O Hemocs está com o estoque do tipo sanguíneo O+ muito baixo. Pessoas com esse tipo de sangue são compatíveis com  A+, B+, O+ e AB+. Por isso, a necessidade urgente de reposição. Conforme Roque Lorandi, diretor técnico do Hemocs, a doação de sangue é segura, não havendo riscos para quem doa. “Disponibilizamos álcool gel e trabalhamos de forma que no acolhimento não aglomere pessoas. Cuidados com a higienização das áreas, instrumentos e superfícies também têm sido intensificados”, afirma.

Ainda segundo Lorandi, pessoas com anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, tratamento de câncer e outras doenças graves, continuam ocorrendo. Ou seja, o consumo de sangue é diário e contínuo.

As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do whatsapp (54) 9 8418.8487. O Hemocs atende de segunda a quarta-feira, das 8h às 19h, sem fechar ao meio dia. Quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, também sem fechar ao meio dia e, aos sábados, das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves,2260, ao lado da UPA Central, Caxias do Sul.

Fonte: Ass.Imprensa Prefeit.

Fotos: Andréia Copini/Ass.Imprensa Prefeit.

Estoque de sangue O+ é baixo e necessita urgente de reposição

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *