Faixa Atual

Título

Artista


Granizo atinge cidade e interior de Antônio Prado

Escrito por em setembro 17, 2019

Precipitação ocorreu no final da manhã desta terça-feira (17)

Eram por volta de 11h30min quando nuvens negras tomaram conta do céu de Antônio Prado e assustaram os moradores. Fortes trovoadas e rajadas de vento, que atingiram 23km/h estavam anunciando temporal. O que ninguém esperava era o que viria a seguir, uma rajada de granizo, com pedras que se aproximavam do tamanho de um ovo de codorna. O temporal não durou muito tempo, cerca de cinco minutos, mas foi o suficiente para causar prejuízos nas lavouras da cidade.

Em contato com a EMATER, fomos informados que cerca de 45% da área do município foi atingida, o que equivale a 15 mil hectares dos 35 de terras que formam a cidade e o interior.

A área mais atingida foi a região do 2º Distrito, Vila Santana e arredores. Também teve granizo na região da Capela do Carmo, Linha 2 de Julho e Borgo Forte. No outro extremo da cidade, região do 3º Distrito, a Capela Nossa Senhora do Rosário, 21 de Abril, área atingida com menor intensidade.

De acordo com técnicos da EMATER, as culturas mais prejudicadas são as de alho, cebola e o chamado Pêssego do Cedo, que já está em plena floração.

As primeiras videiras que foram podadas e que já iniciaram o processo de brotação, também foram atingidas.

De acordo com o chefe da EMATER de Antônio Prado, Neudi Balanceli, um cálculo mais preciso sobre os prejuízos poderá ser feito nos próximos dias.

A EMATER de Ipê não tem registro de produtores que foram atingidos.

Foto Divulgação/ Gustavo Martelo


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *