Faixa Atual

Título

Artista


Governo lança RG Único nesta quarta-feira 23

Escrito por em fevereiro 23, 2022

Número do CPF será o padrão de identificação e deverá ser adotado em todo o país até março de 2023

Em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vai lançar nesta quarta-feira (23) o RG único. Com a assinatura do decreto, o número do CPF será adotado como padrão para identificação em todo o país, de forma obrigatória até 6 de março de 2023. Pelo novo modelo, o documento poderá ser acessado também pelo aplicativo do Gov.br. A previsão é que o formato impresso deixe de existir em até uma década. Conforme o governo federal, o objetivo da unificação é coibir fraudes.

Por falta dessa centralização, hoje é possível retirar uma identidade em cada uma das unidades da federação. Essa falha gera o risco, por exemplo, de um benefício social ser expedido mais de uma vez para a mesma pessoa. Será possível cadastrar, ainda, informações sobre a saúde do titular, tais como tipo sanguíneo e fator RH, além da disposição em doar órgãos.

Para emiti-lo, o cidadão deverá procurar a Secretaria de Segurança do Estado em que reside. Os órgãos farão o registro no cadastro único federal. O RG antigo poderá continuar sendo utilizado por até 10 anos. Idosos com 60 anos ou mais poderão manter o padrão anterior por tempo indeterminado.

Informações/ Agência Brasil

Foto divulgação

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *