Faixa Atual

Título

Artista


Governo do RS amplia público em eventos e libera pistas de dança

Escrito por em outubro 1, 2021

Será necessário apresentação de carteirinha de vacinação nos eventos sociais, infantis e de entretenimento

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou nesta quinta-feira (30) a ampliação de público em estádios de futebol, eventos sociais e feiras. Uma das exigências será a apresentação do comprovante de vacinação, conforme o calendário de imunização divulgado pelo governo. Sendo assim, por exemplo, pessoas com 40 anos ou mais precisam ter as duas doses ou a vacina de dose única para ingressarem nos locais.

Em seu pronunciamento, Leite também anunciou a retomada do funcionamento das casas noturnas, com liberação da pista de dança a partir desta sexta-feira (1°). As boates estão na última etapa de estabelecimentos com regras mais rígidas diante da pandemia do novo coronavírus.

Sendo assim, com os novos protocolos, o público pode permanecer em pé nas pistas de dança. Será obrigatório comprovar a imunização contra a Covis-19. As casas noturnas com público de 401 a 800 pessoas, devem exigir teste negativo realizado com prazo de até 72 horas antes do evento. Anteriormente, os eventos sociais estavam permitidos com até 350 pessoas.

Já nas arenas que comportam grande público, a capacidade será de 30%. Com isso, os estádios da dupla Gre-Nal poderão receber públicos maiores. Será obrigatória a apresentação de cartão vacinal.

“Não significa que a pandemia acabou e deixou de ser uma ameaça. O risco ainda existe, ainda é necessário evitarmos aglomerações e mantermos os bons hábitos de higiene”, disse o governador.

A exigência só será obrigatória em locais de eventos sociais, infantis e de entretenimento, como casas noturnas, competições esportivas, feiras e exposições corporativas, shows, cinemas, teatros, casas de espetáculos, parques temáticos e de diversão e circunstâncias consideradas atividades de alto risco de contaminação por coronavírus.

O público com 40 anos ou mais deverão estar com o esquema vacinal completo a partir desta sexta-feira para participar dos eventos. Já as pessoas entre 30 e 39 anos devem apresentar comprovante de vacinação com a primeira dose ou dose única até o dia 31 de outubro. A partir de 1° de novembro, as duas doses serão obrigatórias para participação de eventos.

A população de 18 a 29 anos são obrigadas a apresentar o cartão de vacinação com a primeira aplicação do imunizante até 30 de novembro. A partir de 1° de dezembro, o esquema vacinal deverá estar completo.

A vacinação não é obrigatória para crianças e adolescentes até os 18 anos.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *