Faixa Atual

Título

Artista


Governador Eduardo Leite visita sede de testagens do Hyperloop, na França

Escrito por em outubro 8, 2021

Um estudo planeja a instalação do trem bala entre Caxias do Sul e Porto Alegre, passando por Novo Hamburgo e Gramado

O governador Eduardo Leite visitou, nesta sexta-feira (8), a sede de testagem da Hyperloop Transportation Technologies (HTT), em Toulouse, no sul da França. Trata-se de uma das empresas que desenvolve o hyperloop, sistema de transporte por cápsulas para passageiros ou cargas que pode alcançar 1,2 mil km/h com conforto e segurança. Desde o início do ano vem sendo realizado um estudo de viabilidade para a instalação do modal entre Caxias do Sul e Porto Alegre, passando por Novo Hamburgo e Gramado. A promessa é que a viagem entre as duas maiores cidades do Estado seja feita em até 20 minutos.

“Participamos desse desenvolvimento apostando na inovação, na tecnologia, sabendo que, embora possa parecer difícil de compreender e parecer distante, pode se tornar realidade”, disse o governador. A parceria do Estado com uma empresa de pesquisa americana coloca o Brasil na rota do transporte mais inovador e disruptivo atualmente em desenvolvimento no mundo.

O responsável pelo programa Hyperloop, Alexandre Zisa, detalhou o funcionamento da tecnologia à comitiva. Para que o transporte via cápsula funcione, todo o ar é retirado de dentro de um tubo de 20 quilômetros. “A ausência de ar remove o atrito e diminui o gasto de energia, o que possibilita o deslocamento em alta velocidade. É o único meio de transporte dentro de um ambiente controlado, altamente seguro para humanos e para o meio ambiente”, explicou.

Estima-se que o valor da passagem para a rota entre Porto Alegre e Caxias do Sul custaria, em média, R$ 100. Cada cápsula comporta 50 pessoas por viagem. Para o Rio Grande do Sul, o investimento necessário seria de US$ 24 milhões por quilômetro, com investimento 100% privado.

 Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *