Faixa Atual

Título

Artista


Governador atende apelo e comércio é liberado na região de Caxias do Sul

Escrito por em abril 16, 2020

Após reunião por vídeo na manhã desta quinta-feira com prefeitos de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, Eduardo Leite voltou atrás e lojas não ficarão mais fechadas até 30 de abril na Serra. Na região metropolitana de Porto Alegre, decreto continua

Depois da pressão de prefeitos e entidades empresariais da Serra gaúcha, o governador Eduardo Leite voltou atrás no seu decreto desta quarta-feira, dia 15, de que manteria o comércio fechado na região metropolitana da Serra e de Porto Alegre até o dia 30 de abril para evitar a disseminação do novo coronavírus. Ao vivo em redes sociais no começo da tarde desta quinta-feira, o chefe do executivo do Estado revogou a decisão e confirmou que as cidades poderão flexibilizar os seus decretos e liberar as atividades econômicas desde que respeitando uma série de critérios de saúde, com limpeza, higienização, atendimento reduzido de clientes, entre outros fatores.

Em entrevista a Rádio Solaris 99.1 FM na tarde de hoje no programa “Solaris com Você”, o prefeito de Bento Gonçalves e também presidente da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste), Guilherme Pasin, disse que agora depende de cada prefeitura tomar suas medidas. “Mostramos ao governador que nossos números são baixos de casos de coronavírus na Serra. Nossas ações com a sociedade civil deram certo para frear a curva do corona. Na região toda é esta equação que apresentamos e o governador foi rapidamente sensível, ao nosso apelo. Vamos voltar com todos cuidados e cada município regrando um melhor atendimento, com higienização e com capacidade reduzida nas lojas”, frisa Pasin.

Ele e o prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina conversaram por vídeo na manhã desta quinta com o governador Eduardo Leite quando demonstraram todo o descontentamento e frustração do setor, prefeitos e empresários da região.

O novo decreto estadual deverá ser publicado até o final da tarde desta quinta e entrará em vigor imediatamente. Ainda assim, Bento Gonçalves já lançou um novo documento, em que libera todas as atividades econômicas, com ressalvas para cuidados de higienização e cuidados para evitar aglomerações. Na região metropolitana de Porto Alegre continuam abertos somente os serviços essenciais.

A previsão é que essa liberação para a retomada parcial das atividades ocorra a partir desta sexta-feira, 17 de abril. Enquanto a medida não for publicada oficialmente, os comerciantes devem permanecer de portas fechadas. A presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, comemora a decisão: “É uma vitória para os comerciantes caxienses. Os lojistas precisam abrir ou abrir, não há outra solução para salvar empregos e empresas. E estamos preparados para realizar esta abertura com muita responsabilidade e com todos os cuidados sanitários necessários”, destaca. 

Em Flores da Cunha e Caxias do Sul, até às 15h30min os prefeitos Lídio Scortegagna e Flávio Cassina, respectivamente, ainda não haviam se pronunciado quais as medidas serão adotadas.

Os 14 municípios que fazem parte da região metropolitana da Serra:

  • Antônio Prado
  • Bento Gonçalves
  • Carlos Barbosa
  • Caxias do Sul
  • Farroupilha
  • Flores da Cunha
  • Garibaldi
  • Ipê
  • Monte Belo do Sul
  • Nova Pádua
  • Pinto Bandeira
  • São Marcos
  • Santa Teresa
  • Nova Roma do Sul

Ouça trecho da entrevista do prefeito de Bento, Guilherme Pasin

Boletim Caxias do Sul

O número de casos de coronavírus aumentou em Caxias do Sul. Por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) até as 16h desta quinta-feira, o município tem 41 casos positivos (até ontem eram 37), sendo 22 recuperados, 16 aguardando resultado e 234 negativos para covid-19. Desses, quatro positivos e um suspeito estão internados em UTI. Além deles, um paciente confirmado e seis suspeitos estão hospitalizados.

Dos 41 casos confirmados, 19 são homens, entre 15 e 79 anos, e 22 mulheres, entre 20 e 96 anos. 25 são profissionais da saúde. O laudo de um homem de 52 anos que faleceu no Hospital Geral atestou negativo para Covid-19. Na Serra são dois óbitos: um em Bento Gonçalves, que era morador de Serafina Correa, e outro em Vacaria, confirmado nesta manhã.

No Rio Grande do Sul são 21 mortes por coronavírus.

Foto: Palácio Piratini

Eduardo Leite atendeu apelo dos prefeitos da região

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *