Faixa Atual

Título

Artista


“Golpistas estão atentos” diz representante do Procon sobre Black Friday

Escrito por em novembro 27, 2020

Em 2020, completam-se 10 anos da primeira edição

Nesta sexta-feira (27), o comércio e os consumidores vivem a 10ª edição da Black Friday, dia destacado pela baixa nos preços dos produtos. Porém, devido à pandemia da Covid-19, as formas de compra terão mudanças, com o aumento na busca pelo ambiente online.

Em entrevista à Rádio Solaris 97.3, o representante do Procon de Antônio Prado, Pietro Vinhola, destaca os cuidados com promoções relâmpagos, com descontos muito expressivos. Atualmente, 95% das promoções divulgadas nas redes sociais são falsas.

Outro cuidado é quanto à forma de pagamento. Muitos sites não aceitam pagamentos por cartão, apenas por boleto, dessa forma, caso o comprador se sinta lesado, não há como recorrer.

No momento da compra online é importante que o consumidor fique atento se consta o CNPJ da loja, se ela possui um endereço físico, também é importante conferir o CNPJ através do site da Receita Federal, pesquisar pelo nome da loja em sites de reclamações como “reclame aqui” ou “consumidor.gov”.

O monitoramento dos preços também é um cuidado que o consumidor precisa ter, em tempos de pandemia, as próprias lojas não estão oferecendo descontos muito altos.

Nunca passe informações pessoais por telefone, em caso de atualizações ou cadastro, confira a veracidade dos dados e faça pelo site ou na loja física.

Nas compras pela internet, o consumidor tem até sete dias para se arrepender da compra, solicitar a devolução ou troca do produto. Isso também vale para compras por Whatsapp. Nas compras presenciais, na loja física, não há esse direito de arrependimento.

É importante que o consumidor sempre guarde as comprovações, como notas fiscais, mensagens, documentação, entre outras.

Confira a entrevista completa

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *