Faixa Atual

Título

Artista


Gelson Leonardo Rech assume a reitoria da Universidade de Caxias do Sul

Escrito por em maio 3, 2022

No discurso de posse, novo reitor afirmou: “queremos ser a melhor Universidade comunitária do Rio Grande do Sul”

O professor Gelson Leonardo Rech foi empossado como novo reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em sessão solene Conselho Diretor, realizada na noite desta segunda-feira (2). O professor Asdrubal Falavigna assumiu a função de vice-reitor. Rech e Falavigna, assumem a gestão da universidade para o mandato de quatro anos, até 2026. Eleitos pelo conselho em janeiro, eles substituem nas funções o reitor Evaldo Antonio Kuiava e o vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli (gestão 2014-2022). A cerimônia, realizada no UCS Teatro, contou com transmissão on-line e reuniu autoridades e lideranças universitárias, políticas e comunitárias. A solenidade seguiu-se de confraternização no Restaurante Universitário.

Uma avaliação na despedida
O professor Evaldo Antonio Kuiava, em seu discurso de despedida da Reitoria, destacou a complexidade com que se depara a busca pela solução dos desafios da atualidade, para além dos recursos da ciência. “Assim como o humano e a natureza, uma universidade é multidimensional, é um corpo vivo, com dimensões não administráveis no sentido de que se possa dominar e controlar. Embora seja possível gerenciar com êxito, visando certa unidade na diversidade, existem dimensões no mundo acadêmico que transcendem a realidade concreta e são irredutíveis a esquemas, teorias e práticas de gestão vigentes no mundo atual”, disse Evaldo.

Kuiava reforçou que compete à Universidade ser a guardiã de todos os saberes. “Temos a convicção de que o presente e o futuro se constroem com o conhecimento integrado em todas as áreas. Viver uma universidade será sempre um encontro de perguntas e respostas para as grandes e múltiplas questões da vida. De fato, o produto principal é o conhecimento, produto e fruto da pesquisa, do pensamento crítico e reflexivo.”

O agora ex-reitor rememorou conquistas, evoluções, desafios e números dos oito anos de sua equipe de gestão à frente da Reitoria com perspectiva humana, ética e cidadã de administrar, tendo como elemento norteador a educação de qualidade e o enfoque na sabedoria prática.

Agradeceu à sua equipe, especialmente ao professor Odacir Graciolli, enquanto seu vice-reitor, professores, alunos, funcionários e amigos, colaboradores, comunidade caxiense e regional, entidades e a todos que se juntaram à caminhada. “Deixamos a gestão certos de que buscamos, a cada dia, contribuir para uma sociedade mais justa e desenvolvida”, concluiu, reforçando o compromisso com a educação e com a UCS.

Mais um pilar de sustentação da Universidade
O novo reitor, professor Gelson Rech, definiu que, com honra, emoção e elevado senso de responsabilidade inicia, junto ao vice-reitor Asdrubal Falavigna, o desafio de estar à frente da gestão de uma das mais importantes instituições criadas pela cultura humana: a universidade. “Particularmente, sinto-me honrado e provocado a dar o máximo a essa Instituição, a UCS, que tanto quero bem. Com certeza trata-se do maior desafio de minha vida acadêmica e profissional”.

Ao compartilhar elementos de sua formação pessoal e profissional, disse entender-se como “um professor e um gestor”, com formação plural. “Penso que no papel da liderança, acadêmica, especialmente, é fundamental valorizar as pessoas e apontar o caminho. A UCS é uma Instituição séria, grandiosa, os nove reitores que me antecederam sempre zelaram para que fosse uma casa do saber, uma casa da ciência, da arte, da cultura, e a posicionaram como elemento desenvolvedor da sociedade”, afirmou, exaltando ainda a visão dos fundadores da UCS.

 “Os membros da equipe da reitoria que tomam posse hoje compartilham e cultivam valores como o compromisso com a ciência e com a educação, a pesquisa, a inovação, o trabalho, a responsabilidade e o respeito às pessoas”, avaliou, em cerimônia que marca o início do trabalho do grupo para catapultar as possibilidades que uma universidade pode operar.

No contexto da inovação, anunciou que será realizado o maior investimento da história da UCS, com a destinação de mais de cem milhões de reais para a ampliação do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS e de todo o ecossistema de inovação tecnológica, social, cultural e da área da Saúde, aporte autorizado pelo Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul com recursos provenientes da Finep.

“Queremos ser a melhor universidade comunitária do Rio Grande do Sul. Queremos nos constituir como liderança na promoção do conhecimento com uma forte política de cooperação internacional e de integração social, no horizonte da excelência acadêmica.”

Fotos: Assessoria de Imprensa Universidade de Caxias do Sul/ Divulgação

Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *