Faixa Atual

Título

Artista


Flores da Cunha pretende implantar projeto Água Limpa

Escrito por em julho 23, 2020

Secretária da Agricultura florense esteve em Caxias do Sul nesta quinta-feira conhecendo o programa

A Secretária da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Flores da Cunha, Stella Pradella esteve em Caxias do Sul na manhã desta quinta-feira, dia 23, juntamente com a engenheira agrônoma, Tainara Gilioli, conhecendo o projeto Água Limpa. Ambas estiveram conversando com técnicas da SMAPA de Caxias obtendo detalhes do programa que pretendem implantar em Flores.

Nas próximas semanas deverá ser realizada uma demonstração de proteção de fonte – o carro-chefe do programa – numa propriedade rural de Flores da Cunha. Criado em 2008, o Programa Água Limpa é executado pela SMAPA em parceria com o Samae de Caxias do Sul. O objetivo é implementar a política de saneamento no meio rural, com ações de preservação e proteção de fontes e mananciais de água. “O trabalho é voltado ao planejamento da propriedade rural, treinando o agricultor quanto à utilização e destino das águas, conscientizando as famílias rurais e melhorando sua qualidade de vida”, explica a diretora técnica da SMAPA de Caxias do Sul e engenheira agrônoma Neiva Rech, idealizadora da iniciativa.

De acordo com a secretária Stella Pradella, a intenção da prefeitura de Flores da Cunha é reforçar a preservação ambiental por meio do cuidado com as fontes. Ela frisa que interior e cidade estão interligados, e o cuidado de um com o meio ambiente interfere diretamente no outro.

Referência

No primeiro semestre deste ano, a equipe do “Água Limpa” da SMAPA realizou cerca de 60 proteções de fontes em propriedades rurais de Caxias do Sul dentro das ações de enfrentamento à estiagem. “O Programa foi desenvolvido com o objetivo de ser facilmente adaptado a diferentes propriedades, tanto que virou referência para instituições de ensino e outros municípios”, observa o titular da SMAPA, Valmir Susin.

Entre as premiações conquistadas estão Prêmio Responsabilidade Ambiental da Assembleia Legislativa 2010, Troféu Expressão Ecologia 2015 e Prêmio Fundação Banco do Brasil Tecnologia Social 2015, além de ser finalista do prêmio Agência Nacional das Águas (ANA) por duas vezes. Em 2012, o Programa Água Limpa foi tema de uma reportagem do Globo Rural.

Fonte/Ass.Imprensa Prefeit.

Foto: Alexandra Baldisserotto/Ass.Imprensa Prefeit.

Stella (de lenço vermelho) esteve na SMAPA em Caxias obtendo detalhes do projeto

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *