Faixa Atual

Título

Artista


Flávio Cassina é eleito prefeito de Caxias do Sul

Escrito por em janeiro 9, 2020

Eleição indireta aconteceu durante a manhã desta quinta-feira, dia 9, na Casa da Cultura

Com 19 votos favoráveis, 3 contra e uma abstenção, o candidato em chapa única Flávio Cassina (PTB) foi eleito durante a manhã desta quinta-feira, dia 9 – em Sessão Extraordinária no Teatro Pedro Parente da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu – prefeito de Caxias do Sul. Ele comanda o Executivo caxiense juntamente com o Elói Frizzo (PSB) como vice-prefeito até 31 de dezembro deste ano.

A Sessão aberta a população foi conduzida pelo presidente interino da Câmara de Vereadores, Paulo Périco (MDB) e o local – Casa da Cultura – foi escolhida pois houve no final de dezembro de 2019 um princípio de incêndio na Câmara de Vereadores fazendo que mudasse o local para realização da eleição.

O Prefeito interino Ricardo Daneluz (PDT) passou o prefeito eleito, Flávio Cassina e ao vice-prefeito Edio Elói Frizzo logo após a sessão. O ato no Salão Nobre do Centro Administrativo foi acompanhado por lideranças empresariais e comunitárias, representantes de conselhos, entidades e associações, secretários interinos, vereadores e familiares dos eleitos.

Daneluz assinou o termo de trasmissão do cargo e fez um balanço de suas ações à frente do Executivo nestes primeiros dias de 2020. Agora, volta à Câmara de Vereadores onde será o vereador presidente da Casa neste ano.

Flavio Cassina

Flavio Guido Cassina tem 72 anos, é casado com Liliana e pai de Mariana, Aurélio e Natália. É empresário e está filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) desde 1995. Nas eleições municipais de 2004 e de 2008, alcançou a suplência no Legislativo caxiense. No pleito de 2012, com 2.277, elegeu-se vereador para a legislatura de 2013 a 2016. Em 2015, ele presidiu a Casa. Em diversas oportunidades, presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação da Câmara. Nesta legislatura, de 2017 a 2020, após obter 1.973 votos nas eleições de 2016, cumpria o segundo mandato parlamentar.

O prefeito eleito hoje foi Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego de 2005 a 2008 e da Habitação, de 2009 a 2012. Entre as bandeiras que defendem estão as políticas para o desenvolvimento econômico, criação de distrito industrial, atração de empresas e desenvolvimento social.

Também presidiu a Câmara em 2019. No dia 23 de dezembro assumiu a prefeitura interinamente, e ficou no cargo por 12 dias, até 2 de janeiro, quando Daneluz (PDT), eleito presidente da Câmara para 2020, assumiu o cargo, até a realização da eleição indireta nesta quinta. 

Protestos

Na saída da Casa da Cultura, favoráveis ao governo Daniel Guerra protestaram com narizes de palhaço, e cartazes e chamando Cassina de golpista. A Guarda Municipal e a Brigada Militar garantiram a segurança. Dentro da Casa, não houve incidentes, mesmo com a pouca presença dos pró-Guerra.

Ouça entrevista com Flavio Cassina

(Fotos: Rogério Costanza – Grupo Solaris e João Pedro Bressan e Marcos Cardoso/Ass.Imprensa Prefeitura

Flávio Cassina (PTB) , prefeito eleito em Sessão Extraordinária

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *