Faixa Atual

Título

Artista


Flávio Cassina deverá ser candidato único a prefeito de Caxias do Sul

Escrito por em janeiro 2, 2020

Registro de chapa para suceder a Daniel Guerra, que foi afastado, encerra às 17h desta quinta-feira na Câmara Municipal

Os partidos de Caxias do Sul têm até as 17h desta quinta-feira, dia 2, para registrar chapas que concorrerão às eleições indiretas para prefeito e vice-prefeito municipais. O procedimento foi instaurado após a cassação de Daniel Guerra (Republicanos), ocorrida em 22 de dezembro de 2019. A eleição dos novos mandatários será na semana que vem, dia 9, na Câmara de Vereadores. A votação será exclusividade dos parlamentares. O vereador Flávio Cassina (PTB), deverá ser candidato único, com Édio Elói Frizzo (PSB) como vice.

Até às 9h40min desta quinta-feira somente esta chapa foi inscrita. Para estarem aptas, as chapas precisam ser registradas no Setor de Arquivo e Protocolo do Legislativo, em funcionamento a partir das 8h desta quinta-feira, único dia para inscrição dos candidatos.

Requisitos

Para estar apto a se candidatar é preciso possuir requisitos básicos como nacionalidade brasileira; ter idade mínima de 21 anos; estar em pleno exercício dos direitos políticos; alistamento eleitoral; domicílio eleitoral no município pelo prazo mínimo de seis meses. Além disso, o candidato precisa estar filiado junto a um partido político pelo prazo mínimo de seis meses. A inscrição deve ser feita pelo próprio partido.

A eleição indireta ocorrerá em sessão extraordinária com início às 8h30min do dia 9 de janeiro. O candidato eleito precisará totalizar maioria absoluta, isto é, metade e mais um dos 23 vereadores, ou seja, 12 votos. Caso, em uma primeira votação, nenhum candidato obtenha esse número, será necessário votar outras vezes, até que o mínimo necessário seja obtido.

O governo “tampão” a ser escolhido no dia 9 ficará à frente do Executivo até 31 de dezembro de 2020. Nesta quarta-feira, o vereador Ricardo Daneluz (PDT) assumiu a presidência da Câmara Municipal, cargo ocupado por Cassina em 2019, e também responde interinamente pela chefia do executivo até o dia do pleito. Com isso, Paulo Périco (MDB), 1º vice-presidente da nova Mesa diretora, assume também provisoriamente a presidência do Legislativo caxiense.

Vereador Ricardo Daneluz assumiu prefeitura interinamente
Foto: Câmara Municipal

Foto: Rogério Costanza/Grupo Solaris

Cassina deve compor chapa com Édio Elói Frizzo, como vice-prefeito


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *