Faixa Atual

Título

Artista


Fiscalização flagra aglomeração em bairros de Caxias do Sul

Escrito por em junho 29, 2020

Em Ana Rech e no Desvio Rizzo neste final de semana, várias pessoas também circulavam sem máscara, proteção obrigatória no município

A Fiscalização da Secretaria do Urbanismo de Caxias do Sul, em parceria com a Guarda Municipal e o Exército, estiveram em vários locais neste final de semana com o objetivo de cumprimento do decreto municipal para evitar aglomerações em locais públicos, principalmente praças, parques e postos de gasolina. A operação se concentrou basicamente em Ana Rech, na praça central e no Desvio Rizzo, no entorno do Parque da Lagoa.

Ambos locais devido a denúncias da comunidade. Em Ana Rech vários carros foram guinchados com o apoio da Fiscalização de Trânsito e uma condutora não passou no teste do bafômetro. No total, foram emitidas 12 notificações pela falta de uso das máscaras e nove notificações por consumo de bebida alcoólica. A SMU também interditou três estabelecimentos por falta de alvará, dois foram notificados por aglomeração e um por consumo de bebidas pelos frequentadores.

Segundo o secretário João Uez, os jovens insistem em não respeitar as regras. “A maioria é jovem, que sai de casa para se reunir. Temos que conscientizá-los que ainda não é o momento para isso. Temos todos, independente da idade, de ficar em casa o máximo possível. Nos finais de semana, principalmente, não é para ir a parques, praças e postos. Evitando aglomerações, evitamos a transmissão do vírus e a lotação dos hospitais”, conclama o titular da SMU.

O decreto municipal prevê apenas caminhadas e corridas em praças e parques. O Jardim Botânico, o Parque Cinquentenário e o Ecoparque continuam fechados para o acesso ao público. Neste domingo, a reportagem da Rádio Solaris 99.1 FM também constatou que no Parque dos Macaquinhos, por exemplo, o movimento era reduzido em relação a outros finais de semana. O clima frio e sem sol também contribuiu para a diminuição, mas mesmo assim, algumas pessoas se exercitavam o que é permitido pelo decreto do executivo municipal de sexta-feira passada.

Bebida

Por desrespeitar decreto, nove pessoas foram multadas neste fim de semana pelo consumo de bebida alcoólica em espaço público de Caxias do Sul, segundo a SMU. O valor da multa por consumir bebida de álcool em via pública é de R$ 172, 45. A medida restritiva foi adotada em novo decreto municipal no último dia 24, também com o com o objetivo de evitar aglomerações na cidade e tentar manter Caxias na bandeira laranja. Além disso, o decreto inclui também a proibição de venda de bebidas alcoólicas das 22h às 7h e determina o fechamento de mercados e shoppings aos domingos.

Além dessas sete pessoas multadas pelo consumo de bebida alcoólica em lugar público, outras 12 foram autuadas pelo não uso da máscara (com valor de R$ 172,45) e cinco bares foram interditados por funcionarem de maneira indevida. Pelo novo decreto, lojas de Shoppings Centers não podem mais abrir aos domingos assim como supermercados em Caxias do Sul.

Em relação aos shoppings, a SMU comenta que não houve nenhuma irregularidade. Pelo menos cinco restaurantes funcionaram neste domingo, dia 28, dentro das limitações já previstas pelo decreto com funcionamento até às 22h de forma presencial e com apenas cinco pessoas por mesa.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *